AGEMS leva educação ambiental para mais de mil alunos em Aparecida do Taboado

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, maio 12, 2023 as 15:24 | Voltar

A sustentabilidade é tema discutido mundialmente e a AGEMS, Agência de Regulação do Mato Grosso do Sul, tem desenvolvido projetos inovadores na gestão e na regulação em prol do saneamento e o cuidado com o meio ambiente em Mato Grosso do Sul.

Pensando no futuro, a Agência Reguladora, criou o AGEMS Perto de Você, um projeto estratégico para levar atendimento especializado dos serviços públicos a cada cidadão sul-mato-grossense.

“Esse é o futuro. A AGEMS tem esse olhar especial para o meio ambiente e a missão de fazer do nosso estado, um estado mais verde e sustentável através de cases de sucesso”, afirma o diretor-presidente Carlos Alberto de Assis.

Uma jornada sustentável
A equipe técnica da diretoria de saneamento básico e resíduos sólidos da AGEMS, coordenada pela diretora Iara Marchioretto e composta pelos engenheiros ambientais Danielle Vendimiati, João Lucas e a analista de regulação Nauristela Damasceno, estiveram no município de Aparecida do Taboado trabalhando a educação ambiental para cerca de mil alunos da rede pública estadual de ensino.

“O objetivo da AGEMS em parceria com a prefeitura é levar conhecimento aos estudantes que são agentes propagadores do ensino que recebem nas escolas e assim ajudar a formatar uma cultura mais sustentável para todos”, afirma a diretora da AGEMS, Iara Marchioretto.

Foram atendidas um total de 7 turmas nas escolas estaduais Ernesto Rodrigues, Frei Vital de Garibaldi e Georgina de Oliveira Rocha, onde os alunos puderam aprender sobre o saneamento básico, a coleta seletiva, a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e demais assuntos voltados ao tema.

Representando a prefeitura de Aparecida do Taboado, a chefe de projetos agropecuários do meio ambiente, Carla Magalhães, destaca a importância do convênio com a AGEMS na execução de atividades didáticas sobre o meio ambiente, uma vez que, o município iniciará com o apoio da Agência, a coleta seletiva já na próxima semana.

“Realizamos palestras com ênfase na sustentabilidade e a coleta seletiva que vamos iniciar na próxima segunda-feira. Essa união de esforços, com certeza, será fundamental para fortalecer o trabalho que estamos desenvolvendo aqui no município”, conclui.

A sustentabilidade na prática
A equipe da AGEMS se deparou com uma capacitação muito promissora dentro das escolas, por meio da grade escolar dos alunos e a facilidade de debate sobre o tema em salas de aula. Esse avanço vem de estudos, projetos e qualificação profissional dentro do campo da sustentabilidade e uma conscientização cultural da importância de cuidar e zelar pelo futuro através da educação ambiental.

Fotos: Cleidiomar Barbosa

Publicado por: Bruna Aquino