Primeira edição do “AGEMS Perto de Você” na região norte do Estado garante atendimentos, lazer e oportunidades para famílias, com apoio de parceiros e Prefeitura
Às 8 horas da manhã deste sábado (13), quando abriu o portão da Escola Municipal Manoel de Barros e deu as boas-vindas aos moradores de Chapadão do Sul, o diretor presidente da Agência Estadual de Regulação (AGEMS), Carlos Alberto de Assis, reafirmou o compromisso da regulação com a entrega de benefícios à comunidade, que vão além dos serviços que a Agência fiscaliza.
Ao fim da manhã, em torno de 2 mil pessoas haviam passado pelos atendimentos, atividades de lazer e serviços na primeira edição do AGEMS Perto de Você na região norte do Estado.
“É uma grande corrente do bem que nós fazemos, contando com o importante apoio de tantos parceiros, com a dedicação sem medida da nossa equipe. Isso aqui é para a população, para a comunidade de Mato Grosso do Sul”, afirmou Carlos Alberto, destacando também o apoio da Prefeitura Municipal.
As parcerias das instituições, que se deslocaram de Campo Grande ou das próprias unidades da Prefeitura garantiram a realização e entrega de quase 60 ações e serviços. Mais de 50 prêmios sorteados, entre geladeiras, ventiladores, TVs, bicicletas, tablets e diferentes eletrodomésticos portáteis. Diversão, recreação, atividade lúdica e muito aprendizado para as crianças. Um dia de celebração e de conquista para moradores de toda a cidade, especialmente das comunidades mais vulneráveis do bairro Esplanada e entorno.
“Em nome do Município, agradecemos muito a AGEMS por essa iniciativa. São serviços que estão mesmo impactando diretamente a população que mais precisa. E isso é um estímulo para continuarmos fazendo mais”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Marcelo Balen.
Com a sala de emissão de RG lotada, o perito papiloscopista coordenador dos trabalhos do Instituto de Identificação, Daniel de Freitas, equiparou a iniciativa do AGEMS Perto de Você a outros grandes projetos de cidadania que o Governo do Estado e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública vêm promovendo.
“Em um ano, emitimos mais de 510 mil carteiras de identidade nacional. Estamos com mais de 70 ações em andamento para levar esse instrumento de cidadania a todas as populações, como lá no Alto Pantanal, em parceria com a Justiça Federal. É um privilégio participar de uma ação tão grandiosa quanto esta da AGEMS”, afirmou.
Na ampla área externa, no corredor bem arejado e iluminado, nas salas de aula bem cuidadas que se transformaram hoje em espaços de serviço, pais, mães, filhos, famílias inteiras, foram aproveitar benefícios depois de ouvirem a divulgação, ou chegaram curiosos e descobriram oportunidades que não esperavam.
Francilene da Conceição Silva, 43 anos, garantiu uma das senhas para fazer o RG. Visitando os demais espaços, encontrou a equipe da concessionária de rodovias Way 306, que anunciava vagas de trabalho.
Com experiência em colheitadeira de cana e atualmente desempregada, ela não perdeu a oportunidade. “Eu me inscrevi ali com eles. Tenho carteira [de habilitação] D, e me falaram que têm vaga para caminhão pesado. Vamos ver”, animou-se.
“O resultado foi muito positivo, a procura por todas as ações e serviços foi grande desde cedo”, avalia a Ouvidora da AGEMS, Cristiane Leite, coordenadora do projeto. “Nós percebemos que toda oportunidade oferecida é muito bem recebida pela comunidade. Agrademos, mais uma vez às instituições parceiras, é graças a essa grande união e ao comprometimento de cada equipe que conseguimos entregar tantos benefícios”.
.