AGEMS participa de vistoria do Sistema Rodoviário formado pela MS-112, BR 158 e BR-436 que será entregue a nova concessionária

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 10, 2023 as 16:49 | Voltar

AGEMS, SEILOG, EPE e a concessionária que assumirá o complexo viário realizam vistoria técnica, base para efetivação do Termo de Arrolamento e Transferência à gestão privada

A concessão de 412 quilômetros de rodovias em Mato Grosso do Sul compreendendo a MS-112 e trechos da BR-158 e da BR-436 avança mais uma etapa, com participação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS), Secretaria de Infraestrutura e Logística/Agência de Gestão de Empreendimentos, Escritório de Projetos Estratégicos e Concessionária das Rodovias do Leste MS.

Nesta quinta e sexta-feira (9 e 10), representantes dessas instituições fizeram a vistoria de todo o trecho concedido, etapa fundamental para estabelecer o Termo de Arrolamento de Bens. O coordenador da Câmara Técnica de Rodovias da AGEMS, Edson Delgado, e o engenheiro Vinicius Echeverria integraram o grupo.

“É uma etapa relevante da concessão, onde o Poder Concedente, o regulador, a unidade que coordena os estudos de concessão e o vencedor da licitação conferem, juntos, toda a estrutura existente”, explica Delgado.

O grupo técnico percorreu integralmente o trecho que foi concedido.

Na BR-158, iniciando no entroncamento da MS-306 com o entroncamento da BR-436, em direção a Aparecida do Taboado, com extensão de 193,8 km.

Com relação à BR-436, o início do trecho é a partir do entroncamento com a BR-158 (Aparecida do Taboado) e término na ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná, com extensão de 18,1 km.

E na MS-112, o trecho totaliza 200,5 km, desde entroncamento com a BR-158 (Cassilândia).

“Estamos integrados nesse trabalho técnico desde agora, e vamos atuar durante toda a concessão, para garantir o melhor serviço ao usuário”, diz o diretor de Rodovias, Matias Gonsales.

Regulação e Desenvolvimento

Com investimento em qualificação da equipe, estrutura e planejamento, a AGEMS vem consolidando seu papel no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. A evolução em atividades já reguladas fez avançar a capacidade de atuação e a autarquia vem se tornando um dos principais agentes na construção de novos projetos de infraestrutura econômica e social.

No setor viário, a AGEMS traz a expertise na regulação do contrato da MS-306para absorver as novas concessões rodoviárias da MS-112 e trechos das BRs 158 e 436, realizada pelo Governo do Estado no fim de 2022.

“Estamos consolidando a qualidade da regulação no presente e olhando para o futuro”, afirma o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis. “O governo do Estado pode fazer as concessões, porque a Agência está preparadíssima. É assim com esses novos empreendimentos viários, será assim com o Sistema Ferroviário Estadual e com todos os setores onde o foco é o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, assegura Assis.