AGEMS realiza auditoria de projeto de gestão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos 68 municípios regulados

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, dezembro 14, 2022 as 17:05 | Voltar

Diretoria de saneamento realizou a entrega da Certificação do 2º Ciclo Projeto Acertar com participação da Sanesul

 

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), promoveu, nesta quarta-feira (14), reunião de encerramento dos trabalhos de Auditoria e Certificação do 2º Ciclo Projeto Acertar, com a empresa de saneamento de Mato Grosso do Sul, Sanesul.

O processo de auditoria e certificação dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), constitui um instrumento de grande importância para as agências reguladoras aprimorarem junto aos prestadores de serviços, o processo de gestão das informações sobre os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

“Os trabalhos de auditoria e certificação consistiram na avaliação do nível de confiança das informações declaradas pela Sanesul, quanto à prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário nos 68 municípios regulados e fiscalizados pela AGEMS em 2020. Isso demonstra compromisso e agilidade para proporcionar qualidade de vida aos cidadãos de Mato Grosso do Sul”, aponta o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

Neste 2º Ciclo verificou-se um avanço satisfatório por parte da Sanesul em relação aos aspectos avaliados no 1º Ciclo. Foram avaliados 78 controles, que contemplam 12 processos de gestão, tais como, comercial, operacional, folha de pagamento, contábil, entre outros.

“Com a implementação do Projeto Acertar, a qualidade das informações produzidas tende a proporcionar a compreensão de fatores que levam à eficiência, a qualidade dos serviços, ao planejamento e monitoramento das ações do setor de saneamento”, explica a diretora de saneamento e resíduos sólidos da AGEMS, Iara Marchioretto.

Entenda

O Projeto Acertar é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional, e tem por objetivo desenvolver metodologias de auditoria e certificação das informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS, que são dados informados pelos prestadores de serviços, em uma plataforma de dados abertos, cujo projeto Acertar, analisa os procedimentos internos da Sanesul para assegurar a confiança das informações prestadas ao SNIS.

A certificação das informações foi realizada com equipe própria da AGEMS e é composta por etapas como o Mapeamento de processos, identificação de riscos, avaliação de Confiança, avaliação de Exatidão e certificação das informações do SNIS.

Para chegar até a certificação, foram analisados 25 indicadores que demandaram 120 testes de controle, que permitem certificar processos internos de oito áreas.

Auditoria da AGEMS

Os testes de controle em auditoria, representam as ações e atividades - realizadas pela equipe de auditoria da AGEMS - suficientes para certificar se o resultado do indicador disponibilizado no sistema SNIS apresenta confiança e exatidão.

Com a implementação do Projeto Acertar, realizada com os servidores da AGEMS, a análise dos controles e das informações prestadas pela Sanesul apresentam uma tendência de aumento na confiança e na qualidade dos dados e indicadores propiciando a eficiência, qualidade dos serviços, o planejamento e o monitoramento das ações do setor.

Publicado por: Bruna Aquino

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.