O objetivo é tornar o fluxo de atendimento o mais ágil e eficiente possível. Assim, a solução da demanda que gerou uma determinada dúvida ou reclamação também será mais rápida e efetiva, beneficiando os consumidores.
Campo Grande (MS) – A Agepan e a Sanesul estão ajustando procedimentos de Ouvidoria para melhorar o atendimento aos consumidores. A empresa, que atende 68 municípios com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e a Agência, responsável pela fiscalização em 67, pretendem fortalecer as orientações aos usuários.
O principal objetivo dos ajustes procedimentais é tornar o fluxo de atendimento o mais ágil e eficiente possível. Assim, a solução da demanda que gerou uma determinada dúvida ou reclamação também será mais rápida e efetiva, beneficiando os consumidores.
Uma reunião on line realizada nesta quinta-feira (26/11) serviu para discussão do aprimoramento na recepção e encaminhamento das solicitações. Participaram, pela Agepan, a Ouvidora Cristiane Leite, a analista de regulação Nauristela Damasceno, as atendentes Elisabeth Alves e a Silvana Alcaraz, o coordenador da Câmara Técnica de Saneamento, Leandro Caldo, e o técnico Alisson Peixoto. Da Sanesul, o Ouvidor, Eder dos Santos e a técnica Natália Mesquita.
A Ouvidoria na concessionária é um setor relativamente novo, mas essencial. Esse departamento é como uma “segunda instância” de suporte na empresa, a ser acionada depois que o consumidor já passou pela central de atendimento e não ficou satisfeito com o desfecho. A Ouvidoria da Agência Reguladora é como a “terceira instância”.
“Queremos fortalecer a comunicação educativa para que o consumidor compreenda a importância de falar sempre com a concessionária em primeiro lugar, pois é ela quem tem o compromisso e as ferramentas para solucionar um problema de consumo”, lembrou a Ouvidora da Agepan. “Ao buscar a Agência, é indispensável ter os protocolos já registrados na empresa, pois isso agiliza a comunicação entre as duas ouvidorias e o andamento de todo o procedimento”.
Informação
O ouvidor da Sanesul disse acreditar que o número de solicitações de consumidores da empresa na Ouvidoria da Agepan tende a diminuir em relação à quantidade atípica verificada há alguns meses. A expectativa é que isso ocorra à medida que os usuários sejam mais bem orientados de que, além do call center e demais canais de reclamação, existe na empresa uma Ouvidoria para atendê-lo.
Muitos registros que chegam à Agência são classificados como pedidos de informação – e não reclamação -, porque dizem respeito a serviço ou queixa que o usuário precisaria pedir diretamente na concessionária. “Por isso é importante que tanto nós quanto a empresa façamos esse trabalho educativo, de orientar sobre o caminho mais efetivo para atende-lo”, reforçou a analista Nauristela Damasceno.
Canais
Em caso de pedido de serviço ou qualquer reclamação, os clientes da Sanesul devem utilizar os seguintes canais:
SAC – 0800 067 6010
E-mail: sac0800@sanesul.ms.gov.br
Aplicativo: SANESUL
Se não ficar satisfeito com a solução, pode contatar a Ouvidoria da Sanesul:
Telefone: 0800 647 7878
E-mail: ouvidoria@sanesul.ms.gov.br
Site: http://www.sanesul.ms.gov.br/ouvidoria
Fale conosco: http://www.sanesul.ms.gov.br/faleconosco
Se ainda assim, considerar que o problema persistiu, pode buscar a Agepan, no 0800 600 0506, o e-mail ouvidoria@www.agems.ms.gov.br, ou direto no sistema eletrônico e-Ouvidoria (ouvidoria.agepan.ms.gov.br).