É possível ter iluminação adequada com economia de energia

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, abril 15, 2015 as 11:48 | Voltar

dicas_energia_iluminação

Campo Grande (MS) – A iluminação de sua residência é responsável por cerca de 20% do total de sua conta de energia elétrica. Veja que medidas adotar para economizar energia iluminação da casa:

 

Durante o dia prefira iluminar sua casa apenas com luz natural. Evite acender lâmpadas. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.

 

Apague a luz ao sair de um ambiente. Não deixe lâmpadas acesas em espaços.

 

Lâmpadas fluorescentes compactas são mais econômicas onde as luzes ficam acesas mais tempo. Dê preferência a esse tipo de lâmpada para a cozinha, área de serviço, garagem, e qualquer outro local que fique com as luzes acesas mais de 4 horas por dia. Além de consumir menos energia (uma lâmpada fluorescente de 40W ilumina tanto quanto duas incandescentes de 100W), elas duram até oito vezes mais.

 

Use iluminação dirigida (spots) para leitura, trabalhos manuais etc, para ter mais conforto e economia.

Pinte as paredes internas e o teto da casa com cores claras. Elas refletem melhor a luz e reduzem a necessidade de iluminação artificial.

 

Use os lustres ou globos transparentes e mantenha-os limpos.

 

Mantenha acesa a iluminação externa somente pelo tempo necessário.

 

Usar a energia de forma eficiente é muito importante para sua família e para a sociedade. Além de economizar na conta de luz, o uso eficiente ajuda a evitar sua escassez no futuro. Pequenos cuidados ajudam a evitar o desperdício.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.