Economista da Agepan faz palestra no seminário do IBGE “Brasil em Números”

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 30, 2017 as 11:05 | Voltar

Campo Grande (MS) – Aconteceu na quarta-feira (29), em Corumbá, o X Seminário Brasil em Números: Uma Reflexão Multidisciplinar sobre a realidade Brasileira. Analista de Regulação na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan) na área econômica, a economista Zaida de Andrade Lopes Godoy foi uma das palestrantes. Na apresentação dentro do Tema Agropecuária, ela abordou “Índice de Sustentabilidade - uma ferramenta de Gestão Pública".

Zaida é mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutoranda em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento. O tema abordado por ela na apresentação é um dos que compõem a publicação que está sendo lançada nesta quinta-feira (30) pelo IBGE em continuidade ao seminário. Outros temas também palestrados por convidados do evento foram Meio Ambiente, Comércio e Turismo.

“Nossa proposta no seminário foi um debate ampliado da utilização dos indicadores de desenvolvimento, sua importância na gestão pública como ferramenta de avaliação e monitoramento, bem como a sua evolução ao longo do tempo, por exemplo a evolução dos indicadores com viés da produção (Produto Interno Bruto - PIB), para os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, que contemplam qualidade de vida, instituições e meio-ambiente. Estas dimensões são pilares da sustentabilidade”, explica a colaboradora da Agepan.

Na publicação “Brasil em Números”, como fonte de informações destacam-se os dados de uma grande gama de pesquisas realizadas pelo IBGE, complementados por dados produzidos por outras instituições, incluindo agências reguladoras.