Futuro sustentável: iniciativa da AGEMS leva educação ambiental com plantio no Arco dos Ipês

Categoria: Geral | Publicado: sábado, junho 3, 2023 as 14:32 | Voltar

A AGEMS, Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul com o apoio de diversos parceiros, retornou ao Arco dos Ipês em mais uma edição da campanha ambiental que plantou centenas de mudas no Parque dos Poderes em Campo Grande.

Há um ano, crianças da rede estadual de ensino, projeto Tamojuntinho, projeto florestinha, escola cívico-militar, protagonizaram um momento único plantando mudas de ipês de todas as cores. Ao longo daquele ano, a AGEMS e os parceiros juntamente com os tutores cuidaram das mudas e retornaram neste sábado (3), mês do Meio Ambiente, para reviver o momento e contemplar o crescimento saudável das árvores.

Na ação “Não basta plantar, tem que cuidar”, as mudas existentes receberam adubo orgânico retirado do lodo, novas mudas foram replantadas e as mudas que não vingaram foram substituídas para manter todo o arco preenchido.

“Esse é o nosso futuro. O Arco dos Ipês daqui quatro a cinco anos será um cartão postal lindo na nossa cidade. E mais importante que isso é o que passamos para nossas crianças. Precisamos ensinar a cultura e a preservação do meio ambiente e continuar o legado de manter Campo Grande, a Capital mais verde do mundo”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

“Hoje comemoramos um aniversário, estamos fazendo um ano desse plantio, em alusão ao meio ambiente. Agradeço a cada um de vocês, de todo empenho e logo teremos um parque mais florido, um ambiente de qualidade e uma cultura de conscientização muito mais eficiente”, destaca Iara Marchioretto, diretora de saneamento básico e resíduos sólidos da Agência Reguladora.

O Futuro do Meio Ambiente

Maria Eduarda Mishima, tem 11 anos, e através do instituto Tamojuntinho, aprendeu a importância de ser amiga do meio ambiente.

“Para mim é muito legal e gratificante estar aqui e ver o meu ipê crescendo. Essa ação é muito importante para o meio ambiente e precisamos cuidar do nosso futuro, cuidando das nossas árvores e tudo que está ao nosso redor. Em casa e através do Tamojuntinho que eu aprendi muito sobre como cuidar do ambiente que vivemos”, conta Maria Eduarda.

Vitória Eduarda de 7 anos também realizou o plantio em 2022 e contou como ficou feliz em ver a árvore que plantou estar quase do seu tamanho.

“Essa ação é muito legal, o meu ipê cresceu muito, estou muito animada, precisamos cuidar do meio ambiente”, conta Vitória.

Inovação e a sustentabilidade

De acordo com a diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro, a inovação e a sustentabilidade caminham juntas na jornada em busca de um mundo mais sustentável.

“A inovação e a sustentabilidade são duas forças poderosas que impulsionam o progresso e o desenvolvimento socioeconômico, ao mesmo tempo em que promovem a conservação dos recursos naturais e a proteção do meio ambiente”, finaliza Rejane.

Mais ações
A AGEMS tem investido muito em ações para fomentar a educação ambiental. Para esse projeto, a Agência reguladora continuará plantando uma muda todo ano em homenagem ao aniversário da cidade e uma para o aniversário do Estado.

Além disso, a AGEMS realiza no próximo semestre, o programa de educação ambiental nas escolas públicas de Campo Grande com diversas atividades ao longo dos próximos meses.

Parceria
Estiveram presentes no evento autoridades, instituto TamoJunto com o Tamojuntinho, o
Centro de Educação Ambiental Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF), Escola Estadual Maria Hugo Rodrigues, Escola Estadual Henrique Ciryllo Corrêa.

Também estavam presentes e participaram do replantio, CEI José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), Escola Cívico Militar Professor Tito, Projeto Florestinha da Política Militar Ambiental Associação Atlética Alicerce, com o Projeto Lutando pela Cidadania (Judô).

Publicado por: Bruna Aquino