Em comemoração a semana da Mulher em Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), promoveu roda de conversa com as servidoras da Agência Reguladora sobre um assunto importante e pertinente na sociedade: o empoderamento e o protagonismo feminino.
O evento realizado na AGEMS, teve a presença da subsecretária Luciana Azambuja e Mônica Riedel, ambas representando o Governo do Estado.
Na abertura da roda de conversa, a Head de Relações Institucionais e Chefe do Gabinete de Direção da AGEMS, Rejane Monteiro, deu as boas-vindas e relembrou as homenagens e comemorações realizadas pela Autarquia no Dia das Mulheres. Na oportunidade, destacou também a importância do diálogo e o preenchimento do espaço feminino no mercado de trabalho e demais áreas da sociedade.
O diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, reafirmou a importância das Mulheres e as características que as tornam únicas: “Eu tenho um respeito enorme pelas mulheres e já disse isso, são elas que tem a criatividade, são fiéis, trabalhadoras e determinadas”, afirma.
AVANÇO
No mês de comemoração da Mulher, Luciana ressaltou as políticas públicas e os direitos femininos e sobre não retroceder no espaço em que as mulheres já conquistaram na sociedade.
“Se a gente parar, escutar, ver as mulheres no nosso entorno e perceber aquilo que também vivenciamos, a gente pode reconhecer os sinais de violência e falar sobre o assunto. É preciso focar também no ambiente de trabalho digno e saudável para as mulheres, o combate ao assédio moral e sexual, o trabalho igual, salário igual, ou seja, avançando ainda mais nessa caminhada”, frisou a subsecretária.
“Estamos juntas nessa caminhada, a gente pode melhorar muita coisa, consolidar o que já foi feito e sempre olhar para frente. A gente tem que ter no coração o nosso propósito e seguir em frente”, pontuou Mônica Riedel, que vem acompanhando os trabalhos em favor das mulheres no Mato Grosso do Sul.
CONVERSA
O bate-papo conduzido pelas técnicas de ações e projetos da subsecretaria, Domenica Nobre e Mirian Pereira trouxe em pauta, a conquista dos direitos, o enfrentamento a violência, a participação nos espaços de poder e o quanto precisa ser feito para alcançar a efetiva igualdade de direitos.
As servidoras da AGEMS também puderam participar e expressaram suas opiniões sobre o assunto de acordo com a realidade e necessidade de cada uma.
NÃO SE CALE!
O Dia Internacional das Mulheres celebra os direitos já conquistados e renova a luta pela melhor qualidade de vida e por uma sociedade mais justa e igualitária. A subsecretaria tem o programa Não Se Cale que ajuda muitas mulheres no Mato Grosso do Sul a buscarem os seus direitos.
DENUNCIE
Em casos de abusos de violência contra crianças, idosos e pessoas com deficiência, ligue 100.
Para denúncias de violência contra mulheres ligue 180.
Em casos de urgência ou emergência ligue 190.
Fotos: Cleidiomar Barbosa