AGEMS é a única agência reguladora estadual do país a participar de 1ª feira mundial de Ecotecnologias na Suíça 

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 28, 2023 as 12:34 | Voltar

A Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul dá mais um importante passo rumo à inovação, ciência e tecnologia no fomento à sustentabilidade. Isso porque a  AGEMS é a única agência estadual do país a participar da primeira feira mundial de Ecotecnologias, em Zurique, na Suíça. 

O 1º International Benchmarking Solid Waste Switzerland é um evento mundial que traz experiências bem-sucedidas, os avanços, processos e soluções ambientais suíças com foco no saneamento, na gestão, tratamento e valorização dos resíduos sólidos. 

O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, destaca a importância da Agência Reguladora buscar conhecimento técnico em cases de sucesso para trazer ainda mais inovação para Mato Grosso do Sul dentro do campo da sustentabilidade. 

“Nosso investimento e objetivo é conhecer as experiências e a evolução suíça em termos de tecnologias ambientais inovadoras que poderão nos ajudar a elevar o ambiente regulatório no Mato Grosso do Sul e avançar nas entregas sustentáveis”, afirma. 

Representatividade

Representando a autarquia, a diretora de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto, realizou algumas visitas técnicas importantes na cidade. A primeira visita ocorreu no Immark Technology AG, empresa especializada em reciclagem de até 95% de dispositivos eletrônicos fora de uso. Essa tecnologia gera uma maior economia e cria novos recursos sustentáveis. Os resíduos são desmontados, separados e passam por transformação  gerando subprodutos que são reutilizados na indústria. 

Centro de Pesquisa 

A AGEMS também esteve em visita ao Instituto Paul Scherrer, instituto de pesquisa multidisciplinar para ciências naturais e de engenharia na Suíça que trabalha com processos de transformação de resíduos em gasolina, querosene e diesel. 

Energias Renováveis
A agência também esteve presente no laboratório de bioenergia e catálise, que tem como alvo o uso de matérias-primas de biomassa e resíduos ricos em orgânicos. A biomassa é um recurso renovável considerado um dos mais importantes da Suíça e só fica atrás apenas da energia produzida pelas hidrelétricas.  

A diretora de saneamento, Iara, explica que a programação é bastante complexa, com uma série de visitas técnicas à infraestruturas operacionais de excelência, mas também alinhado ao debate técnico entre especialistas brasileiros e europeus do setor ambiental e ecotecnologico. 

“A AGEMS tem buscado vasto conhecimento e novas tecnologias na criação de um novo ambiente regulatório para Mato Grosso do Sul que tem se tornado estado referência no cuidado com o meio ambiente. Nosso objetivo é aprender com os europeus e replicar cases de sucesso para alavancar ainda mais a sustentabilidade no nosso estado e principalmente no nosso país”, finaliza.

Publicado por: Bruna Aquino

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.