Agepan define quatro projetos prioritários no Plano de Gestão pactuado com o Governo

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 8, 2016 as 10:47 | Voltar

Campo Grande (MS) – Das inúmeras ações que já estão em andamento ou serão desenvolvidas ao longo deste ano pela Agepan, quatro projetos foram definidos para serem incluídos no Plano de Gestão da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, à qual a agência é vinculada. São iniciativas ligadas a três dos principais setores em que a autarquia atua -  transporte, saneamento e gás natural canalizado – além de uma proposta voltada para serviços públicos em geral.

O diretor-presidente, Youssif Domingos, participou ontem (7) da assinatura dos Contratos de Gestão entre o governador Reinaldo Azambuja e as secretarias, ao lado dos diretores Sandra Regina Fabril, Valter Almeida da Silva e Ayrton Rodrigues. Youssif explica que o objetivo do conjunto de projetos elencados pela Diretoria é melhorar a prestação dos serviços ao cidadão. “Dois desses projetos facilitam o acesso do usuário às informações dos serviços. A ideia é utilizar a tecnologia para melhorar a forma como o usuário é atendido”, afirma.

Gestão-117

Gestão-219 (2)

Benefício aos passageiros

O projeto de consulta on-line das informações sobre empresas, horários e tarifas do transporte intermunicipal de passageiros vai facilitar a vida de quem quer viajar. Em vez de ter que pesquisar individualmente qual operador faz um determinado destino, a que preço, itinerário e horário, um sistema vai apresentar todas as informações, bastando o passageiro escolher origem e destino.

É um benefício, principalmente, para quem embarca e desembarca nos pontos mais distantes, entre as cerca de 600 localidades existente hoje nesse sistema de transporte.

Também na área de tecnologia da informação, outro projeto apresentado pela Agepan é uma contribuição ao Estado na criação de um guia eletrônico, acessível por aplicativo, que deverá reunir telefones e endereços e disponibilidades de serviços de todos os órgãos da administração.

Saneamento e Gás

Já bem adiantado está um terceiro projeto: a implantação do Relatório Anual de Desempenho do Saneamento - RAD. Alimentado com todos os dados do que está sendo feito pela concessionária em cada município regulado e fiscalizado pela Agepan, o sistema informatizado vai mostrar se indicadores foram atingidos, se metas foram cumpridas, se é preciso fazer correções. As informações estarão disponíveis para as prefeituras, para o Governo, para o órgão regulador, para o Conselho Estadual de Serviços Público e para o cidadão. “A finalidade é atender os princípios da transparência e do controle social”, destaca Youssif Domingos.

Também para 2016, a Agepan pactuou a ampliação das atividades regulatórias do serviço de gás canalizado, trabalho que já vem sendo feito e que será expandido ao longo do ano.