Aneel divulga reajuste tarifário da Energisa MS

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, abril 23, 2021 as 11:40 | Voltar

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na quinta-feira (22/4), em reunião pública extraordinária, o reajuste tarifário de 2021 da concessionária Energisa Mato Grosso do Sul.

As novas tarifas entraram em vigor a partir dessa mesma data para 1 milhão de unidades consumidoras localizadas em 74 municípios do estado.

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos - Agepan, conveniada à Aneel para fiscalização e Ouvidoria, não atua na questão tarifária, mas acompanha regularmente as discussões técnicas e definições, visando a boa execução daquelas atividades que são descentralizadas.

A respeito dos índices aprovados, a Aneel destacou que houve um conjunto de ações tomadas pela Agência para mitigar as tarifas, entre elas a conta-covid e o reperfilamento do pagamento do financeiro da RBSE (Rede Básica Sistema Existente) das transmissoras, o que colaborou para amenizar as tarifas e manter o reajuste em um dígito. Estudos iniciais apontavam índices superiores aos que foram enfim aprovados, tanto para a Energisa MS quanto para outras distribuidoras do País.

Esse trabalho foi realizado com total transparência com os agentes e respeitando rigorosamente os compromissos previstos em contratos.

Na Energisa MS, para os consumidores da classe residencial o índice foi de 7,28%. Em média, o percentual ficou em 8,27% para os consumidores de baixa tensão (onde estão os residenciais e outros, como o comércio). O índice foi de 10,69% para os consumidores de alta tensão (indústrias).  Pelo cálculo da Aneel, o chamado efeito médio para o consumidor, de maneira geral, ficou em 8,90%.

Fonte: Aneel

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.