ANTT e AGEMS se unem em novas operações para combater transporte clandestino

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, outubro 4, 2022 as 17:16 | Voltar

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se unem em mais uma ação de combate ao transporte clandestino em Mato Grosso do Sul. Uma série de operações da agência federal a partir desta quarta-feira (5) vai contar com a participação da agência sul-mato-grossense, visando coibir o trânsito ilegal de pessoas em ônibus sem autorização, especialmente vindos de fora do País.

ANTT e AGEMS já flagraram por diversas vezes veículos oriundos, principalmente, da Bolívia que entram no Brasil pela fronteira em Corumbá com destino a São Paulo. Em fiscalizações do transporte intermunicipal, equipes da AGEMS costuma acionar a agência federal quando encontram esse tipo de irregularidade.

“É uma ação em parceria que já acontece informalmente e que tem sido cada vez mais fortalecida”, afirma o diretor de Transportes, Matias Gonsales Soares. “É uma cooperação que beneficia o cidadão, porque tira das estradas o transporte que é ilegal e inseguro, independente de qual seja a origem e o destino”.

Recentemente, as duas agências fizeram fiscalização conjunta na Operação Independência, no período do feriado de Sete de Setembro.

AGEMS fortalecida

A Assessoria Militar da AGEMS participa das operações. A criação desta unidade tem fortalecido a fiscalização no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros e deverá ser um diferencial também na fiscalização interestadual quando for efetivado convênio de delegação de atividades que está sendo discutido com a ANTT.

“Somos hoje uma equipe preparada, com equipamentos, treinada e com o importante suporte da nossa assessoria formada por policiais militares. Então, essa é uma estrutura que beneficia a fiscalização no transporte estadual e também pode ajudar muito na fiscalização interestadual”, destaca o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

Foto: Arquivo AGEMS