• TRANSPARENCIA
  • FAQ
  • WEBMAIL
  • lgpd LGPD
Governo do Estado Governo do Estado
  • Sobre a Agems
    • A Agência
    • Missão, Visão e Valores
    • Organograma
    • Diretoria-Executiva
    • Estrutura Organizacional – Contatar os setores
    • Legislação Institucional
    • Código de Ética
    • Lei Geral de Proteção de Dados
    • Relações Institucionais
  • ACESSO À INFORMAÇÃO
  • Carta de Serviços ao Usuário
  • LGPD
  • OUVIDORIA
  • Artigos

Avaliação de satisfação do consumidor de energia começa esta semana

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, maio 29, 2015 as 12:42 | Voltar
  • Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • E-mail

Campo Grande (MS) – A Agência Nacional de Energia (Aneel) iniciará em 30 de maio a aplicação dos questionários referentes à 16ª edição da pesquisa anual que apura o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor - IASC. Em Mato Grosso do Sul serão entrevistados 320 consumidores.

Os questionários serão aplicados até 20 de agosto de 2015 para avaliar o grau de satisfação em relação ao serviço público de energia elétrica.

Serão entrevistados 25.186 consumidores residenciais de 550 municípios, abrangendo a área de atuação das 63 concessionárias e das 38 permissionárias de distribuição de energia elétrica do país. Os resultados da pesquisa serão divulgados em conjunto com a entrega do Prêmio “Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC”.

Mato Grosso do Sul

Trezentos e vinte clientes da Energisa Mato Grosso do Sul participarão da pesquisa, em 12 municípios de diferentes portes que foram sorteados: Campo Grande (118); Itaporã (34); Dourados (29); Costa Rica (25); Porto Murtinho (25); Corumbá (22); Paranhos (19); Naviraí (16); Terenos (8); Figueirão (8); Jateí (8) e Paraíso das Águas (8).

Conveniada à Aneel para executar uma série de atividades fiscalizatórias e de atendimento ao usuário na Ouvidoria, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos – Agepan orienta que o consumidor procurado pelos pesquisadores responda adequadamente o questionário. Essa é uma oportunidade de mostrar a percepção que o usuário tem do serviço, apontando o que vai bem e o que tem que ser corrigido pela distribuidora.

Os dados individuais do consumidor pesquisado não serão divulgados, mas apenas tabulados na avaliação geral da concessionária.

Outra orientação da Agência é sobre a importância de o questionário ser respondido pelo próprio morador, que conhece a realidade do fornecimento de energia daquela residência, mesmo que o responsável pelo pagamento da fatura seja outra pessoa, como um familiar, por exemplo.

A Elektro também será avaliada, mas não foram sorteados municípios de Mato Grosso do Sul atendidos pela distribuidora (Três Lagoas, Selvíria, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo e Brasilândia).

Resultados

As distribuidoras mais bem avaliadas por seus consumidores recebem o Prêmio “Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC”. As 101 concorrentes são agrupadas por critérios regionais e por número de unidades consumidoras. As melhores em cada categoria recebem, além do troféu e do certificado, o SELO IASC – marca que pode ser utilizada nas faturas de energia e no material institucional da empresa – um estímulo para a melhoria contínua dos serviços prestados aos consumidores.

O IASC é um indicador de qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras sob a perspectiva dos consumidores e auxilia a Aneel nas atividades de fiscalização, no aperfeiçoamento do processo regulatório e, recentemente, contribuiu para o diagnóstico de 16 distribuidoras de energia elétrica que foram convocadas pela Agência para discutir a qualidade do serviço prestado.

Com informações da Aneel

Publicado por: Gizele Oliveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • ALEMS aprova por unanimidade, indicação da jornalista Rejane Monteiro para Diretoria de Inovação e Relações Institucionais da AGEMS
  • Ação da AGEMS inibe circulação de veículos clandestinos em viagem intermunicipal
  • Pela primeira vez em 20 anos, AGEMS divulga Agenda Regulatória para 2022-2023 
  • Reconhecimento à força criativa marca celebração do Dia das Mães para servidoras da AGEMS
  • Modelo de gestão inédito da AGEMS vai garantir melhor desempenho dos serviços regulados para 2022
  • AGEMS atualiza convênio que garante repasses para serviço de segurança pública na rodovia MS-306
  • Fiscalização da AGEMS no transporte também é eficaz no combate ao clandestino interestadual
  • Com participação da AGEMS, Campanha Maio Amarelo mobiliza cuidado coletivo pela segurança no trânsito
  • AGEMS inspeciona programa de universalização que leva energia e qualidade de vida para mais de 2 mil famílias no Pantanal
  • MS-306 ganha neste ano mais 78 km de acostamento e radares para segurança do tráfego
  • Facebook
  • Instagram
  • Radio
Contato

Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul – AGEMS
Av. Afonso Pena, 3.026
Fone: (67) 3025.9500
CEP 79002-075
Campo Grande-MS
Atendimento das:
7:30 às 17:00

Ouvidoria

0800 600 0506

SGI - SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CQ - CONTROLER DE QUALIDADE UCQI

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.