Consumidores de MS contribuem no processo de Revisão Tarifária Periódica da distribuidora Energisa

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, fevereiro 9, 2018 as 10:08 | Voltar

Campo Grande (MS) – Consumidores da Energisa Mato Grosso do Sul (EMS) participaram nesta quinta-feira (8), em Campo Grande, da sessão presencial da Audiência Pública promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre a Revisão Tarifária Periódica da distribuidora. Integrantes do Conselho de Consumidores (Concen), que reúne representantes das diversas classes de consumo – residencial, comercial, industrial, rural, poder público, além do Procon – e consumidores individuais tiveram a oportunidade de apresentar questionamentos sobre a tarifa.

A audiência, que teve participação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), conveniada à Aneel para fiscalizar os serviços em Mato Grosso do Sul, contou com 80 participantes, sendo sete expositores.

O diretor de Gás e Energia, Valter Almeida da Silva, destacou aos participantes que a Agepan tem se empenhado no aperfeiçoamento fiscalizatório, dentro do novo modelo acordado com a Aneel, que prioriza o acompanhamento sistemático para correção mais rápida de eventuais falhas da distribuidora. “Com esse modelo, foi estabelecido um Plano de Melhorias, e já estamos na segunda etapa de acompanhamento”, explicou. “O resultado de todo esse trabalho vai para a Aneel para compor o estudo tarifário”.

Diretor da Agepan, Valter A. Silva (c), com o diretor da Aneel (e) e representante da SMA

Presidida pelo diretor da Aneel Tiago Correia, a audiência também trouxe a Campo Grande, técnicos da Superintendência de Gestão Tarifária (para explanação sobre a proposta em debate) e da Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública para orientações sobre os canais de participação dos usuários.

Entenda a revisão

O processo de revisão é diferente do reajuste anual previsto em contrato.

Mais ampla, a revisão tarifária periódica reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica, em intervalo médio de quatro anos. Os limites de DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora e FEC – Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora da distribuidora para o período de 2019 a 2023 também estão em audiência.

As contribuições recebidas serão analisadas no processo de definição dos índices da revisão tarifária. Além da sessão presencial, realizada no auditório do Sebrae, na Capital, a audiência continua aberta por meio do recebimento de contribuições pela internet, até o dia 3 de março, nos seguintes endereços:

ap002_2018rv@aneel.gov.br - para o tema Revisão Tarifária;

ap002_2018et@aneel.gov.br - para o tema Estrutura Tarifária;

ap002_2018pt@aneel.gov.br - para o tema Perdas Técnicas;

ap002_2018ic@aneel.gov.br - para o tema Indicadores de Continuidade (DEC e FEC)

As sugestões também podem ser encaminhadas por correspondência para o endereço da Agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70830-100), em Brasília-DF.

Fotos: Edemir Rodrigues - Subsecretaria de Comunicação

Publicado por: Gizele Oliveira

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