Empresas voltam a operar transporte intermunicipal de passageiros em Corumbá

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 1, 2020 as 19:10 | Voltar

Retomada foi possível com reabertura do terminal intermunicipal. Agepan orienta cuidados com a saúde e contra clandestinos.

Campo Grande (MS) - Com o anúncio da reabertura do terminal rodoviário pela Prefeitura de Corumbá, linhas intermunicipais de passageiros com partida ou chegada no município voltaram a operar já a partir desta terça-feira (1º.9). Empresas divulgaram a retomada gradual das viagens, com ajustes nos horários.

As transportadoras e operador autônomo precisam seguir as normas de biossegurança determinadas pela administração municipal. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos - Agepan reforça a importância de observar os cuidados com a lotação máxima para permitir o distanciamento social, frequência e horários permitidos.

Conforme relação divulgada no dia 13 de agosto pela Agepan, com todas as autorizações vigentes no Sistema Intermunicipal, Corumbá é ponto de chegada e saída das seguintes linhas:

• Linha nº 448 – Corumbá / Campo Grande, operada via Coopervans do Pantanal pelo autônomo  Andrey Franciley Faria (micro-ônibus)
  • Linha nº 59 – Campo Grande / Corumbá (via Ladário), operada pela Empresa Andorinha
  • Linha nº 59 L – Campo Grande / Corumbá (via Ladário – Leito), Empresa Andorinha
  • Linha nº 87 – Ponta Porã / Corumbá (com seccionamento em Bonito), operada pela Viação Cruzeiro do Sul.

Parte das operações está sendo gradativamente retomada.

A Andorinha anunciou os horários a serem adotados a partir do dia 4 de setembro:

Campo Grande x Corumbá x Ladário

10:00h e 23:59h

Ladário x Corumbá x Campo Grande

09:45h e 12:15h

A empresa também oferta a ligação direta sem embarque em Corumbá:

Ladário x Campo Grande

Campo Grande x Ladário

O operador autônomo da Coopervans opera os horários:

Corumbá / Campo Grande:  segunda, quarta e sexta-feira, às 13:30

Campo Grande / Corumbá: terça, quinta e sábado, às 13:30

A Cruzeiro do Sul divulgou a retomada nos seguintes horários:

Ponta Porã / Corumbá,  às  segundas, quartas e sextas, às 6:30 -  passando por Bonito às 11:00

Corumbá / Ponta Porã, às  terças,  quintas e sábados,  às 6:30 -   passando por Bonito às 12:00.

Orientação

Ao usuário que deseja viajar em alguma dessas linhas, a Agepan orienta entrar em contato com a transportadora para confirmar os horários e disponibilidade de assentos. “É uma retomada gradual, como está ocorrendo já há alguns meses em todo o sistema, em função da pandemia. O quadro de horários oficial e a oferta de vagas nos veículos estão afetados, então, consideramos importante o passageiro se informar antes de se dirigir ao terminal”, orienta o diretor de Transportes da Agepan, Ayrton Rodrigues.

Alerta

A Agepan também alerta para o risco do transporte clandestino, que aumentou especialmente no período em que o terminal de Corumbá esteve fechado. É uma opção perigosa, porque não tem a mínima garantia que um serviço público fiscalizado deve ter.

“Mesmo as ofertas disfarçadas de ‘carona amiga’ são ilegais. Qualquer motorista particular que cobre um valor para ter vantagem financeira no transporte de passageiros está cometendo uma infração”, alerta o diretor Ayrton Rodrigues. “Quem aceita esse tipo de oferta está colocando a própria segurança em risco, além de não ter garantia de chegar ao destino, porque o veículo pode ser autuado e apreendido pela fiscalização”.

Foto: Imagem ilustrativa - ônibus da Empresa Andorinha, da linha Corumbá/CG

Arquivo (Divulgação/Andorinha)