“Fontes renováveis e a modernização do setor elétrico” é tema do segundo dia de painéis no Seminário da AGEMS

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, dezembro 9, 2021 as 07:25 | Voltar

Evento discute a regulação no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) traz neste segundo dia de Seminário sobre o papel da regulação do desenvolvimento do estado um time de peso para a discussão que tem foco na energia. Em continuidade aos debates iniciados ontem, as perspectivas de desenvolvimento vão abordar hoje (9) as Fontes Renováveis e a Modernização do Setor Elétrico.

O Seminário é uma das ações comemorativas das duas décadas de criação da Agência Reguladora. As discussões irão refletir o novo momento da regulação, alinhada à perspectiva de expansão das concessões, do aumento de parcerias público-privadas, ao fomento de investimentos em setores como gás canalizado e ao incentivo cada vez maior ao desenvolvimento sustentável.

Haverá apresentações de:

Gentil Nogueira de Sa Junior – Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração da Aneel, que é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2001).

Marcelo Vinhaes Monteiro - Diretor-presidente da Energisa MS, formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco, com MBA em Inovação e Tecnologia pela Universidade Federal de Sergipe, MBA em Formação Gerencial e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral.

Carlos Alberto de Assis, diretor-presidente da AGEMS. Bacharel em Educação Física, com ênfase em Marketing Esportivo, foi secretário de Estado de Administração e Desburocratização e Secretário Especial do Governo de Mato Grosso do Sul. Foi também Diretor de Esporte e Lazer, Diretor Executivo, e Diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Campo Grande;  fundou e presidiu a Federação Sul-mato-grossense de Tênis e foi vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis, além de ter presidido o Esporte Clube Comercial.

Jaime Verruck - Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de MS e Diretor-Presidente da Empresa de Gestão de Recursos Minerais. É Economista, mestre em Economia Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França e pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton), e pelo Programa CEO FGV. Foi Diretor Corporativo do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão estratégica do SESI, SENAI, IEL e FIEMS.

O moderador será o Diretor de Gás e Energia da AGEMS, Valter Almeida da Silva, engenheiro civil, especialista e pós graduado em Gás Natural, pertencente ao quadro permanente do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, na carreira de Regulação dos Serviços Públicos Concedidos. Na Agência, também desempenhou as atividades de regulação, fiscalização e Coordenação da Câmara Técnica de Gás Canalizado.

Bruna Aquino e Gizele Oliveira

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.