Iluminação e consumo de energia podem ser mais eficientes com a lâmpada certa

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, maio 15, 2015 as 12:22 | Voltar

Campo Grande (MS) – A escolha certa e os cuidados com as lâmpadas que você utiliza na iluminação da casa ou estabelecimento comercial podem fazer diferença no seu consumo de energia. Fique atento a essas informações e dicas, que podem ajudar a economizar na conta.

A eficiência de uma lâmpada é a maneira como ela consome energia elétrica. Nas lâmpadas incandescentes e halógenas, 80% da energia utilizada é transformada em calor e apenas 15% gera luz. Toda essa energia transformada em calor é lançada no ambiente, causando aumento da temperatura e desconforto.

As lâmpadas fluorescentes e as fluorescentes compactas têm outra maneira de funcionar, produzindo mais luz e emitindo pouco calor. Então, podemos dizer que uma lâmpada é mais eficiente à medida que a maior parte da energia consumida por ela é destinada à produção de luz.

O que você pode fazer

Pinte o teto e as paredes internas do ambiente com cores claras, porque elas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

Troque as lâmpadas convencionais por lâmpadas de tecnologia mais moderna. Além de melhora no nível de iluminação há outros benefícios, como por exemplo: a redução do volume de calor lançado no ambiente e a diminuição da troca de lâmpadas, pois elas além da economia no consumo, têm a vida útil maior que as lâmpadas incandescentes.

Evite usar lâmpadas leitosas, que perdem parte da luminosidade e emitem menos luz para o ambiente, consumindo o mesmo valor.

As lâmpadas, em sua maioria, devem ser instaladas protegidas contra choques térmicos e umidade.

Antes de comprar, pesquise. Procure as sugestões de sites dos fabricantes, para que possa saber mais sobre uso, instalação, consumo e potência.

No momento da aquisição de um novo aparelho de iluminação exija o Selo Procel de Economia de Energia, dando preferência aos mais econômicos.

  Outras dicas

Não deixe luzes acesas em cômodos desocupados

Limpe regularmente as luminárias e as lâmpadas, pois o acúmulo de pó, com o tempo, reduzirá a iluminação do ambiente.

Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.

Coloque mesas, lugares de leitura ou trabalho perto das janelas.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.