Mediação inédita promovida pela AGEMS resulta em fórum para agilizar comunicação e procedimentos entre Sanesul e Energisa 

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, dezembro 20, 2022 as 14:57 | Voltar

Uma ação inédita de mediação promovida pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) vai refletir na melhoria de dois dos mais importantes serviços públicos, presentes no dia a dia de milhares de consumidores: saneamento básico e energia elétrica.  

A Ouvidoria da Agência realizou pela primeira vez nesta terça-feira (20) encontro conjunto entre as áreas operacional e de atendimento ao cliente da Sanesul e Energisa MS para buscar solução de questões ligadas à qualidade do fornecimento de energia que impacta nas operações da empresa de saneamento. Também participaram as câmaras técnicas de saneamento básico e de energia da AGEMS.  

Da reunião de mediação, saiu a proposta de criação de um fórum permanente para agilizar o fluxo de informação e de respostas técnicas às demandas logo que elas surgirem. 

“A partir de solicitações da Sanesul, nós propusemos esse encontro para colher as informações das concessionárias, verificar onde pode haver algum entrave, e, juntos encontrar soluções”, afirmou a Ouvidora Cristiane Leite.  

O diretor de Gás e Energia, Valter Almeida da Silva, reiterou a importância da iniciativa, citando que situações de análise de demanda como essa são mais uma ferramenta da regulação e fiscalização para a qualidade do serviço.

“Água e energia são serviços essenciais. Então, é importante analisar de forma macro e, ao mesmo tempo, se atentar às questões específicas, que exigem procedimentos imediatos. É bom estarmos unidos nesse propósito, tanto a agência, quanto as empresas”, disse. 

Canais de atendimento e comunicação ágil 

Como consumidor do Grupo A, que recebe a energia em alta tensão, e é um prestador de serviço público, a empresa de Saneamento conta com canais diretos que facilitam a comunicação com a concessionária de energia. O diretor técnico da Energisa, Paulo Roberto dos Santos, ratificou a disponibilidade desses meios, tanto no setor de operações quanto na área de atendimento ao cliente, para as áreas da Sanesul que tratam de desenvolvimento operacional e tecnologia. A empresa também apresentou dados referentes ao desempenho macro do fornecimento, dentro da regularidade, às unidades de saneamento.  

E para fazer com que eventuais interrupções pontuais sejam identificadas e corrigidas ainda mais rapidamente, foi definida a criação de um fórum permanente unindo as áreas operacionais das concessionárias, com a participação também das Ouvidorias da AGEMS e Energisa. “Isso é muito positivo, porque os planos de investimentos e as ações técnicas são importantes, mas a comunicação também é um ponto valioso”, destacou a diretora de Saneamento Básico, Iara Marchioretto.  

Sobre a inédita mediação, o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis disse que “o papel do ente regulador é justamente esse: aproximar os interessados quem têm atribuição relevante, sempre buscando soluções para beneficiar o consumidor”. 

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.