Campo Grande (MS) – Com o objetivo de manter o constante aperfeiçoamento para a qualidade no atendimento aos usuários, a Ouvidoria da Agepan participou na última semana de um curso de Gestão e Prática em Ouvidoria, promovido pela Controladoria Geral da União.
Realizado em Campo Grande, o curso teve a participação da ouvidora, Cristiane Ferreira, e da assistente Juliana Esteque.
A formação é um dos cursos presenciais promovidos pela CGU, direcionado especificamente para servidores e empregados públicos que atuam em ouvidorias e serviços de informações ao cidadão. O objetivo é oferecer conhecimentos específicos e práticos necessários ao atendimento de qualidade do cidadão, ao tratamento das manifestações e pedidos de acesso à informação e a aspectos de gestão aplicados às ouvidorias públicas.
Foram 20 horas de capacitação, divididas em quatro módulos, que trataram do papel da ouvidoria no contexto democrático, elementos para implantação de uma unidade de ouvidoria, o fluxo de atendimento nas ouvidorias públicas. “E o módulo que considerei dos mais importantes: a utilização de ferramentas gerenciais e tecnológicas para o trabalho nas ouvidorias públicas. Tivemos oportunidades de debater sobre esse tema e como as ferramentas podem ser elaboradas e utilizadas”, avalia Cristiane Ferreira.
Para a ouvidora da Agepan, a participação em cursos como esse agrega uma série de elementos que ajudam a aperfeiçoar o trabalho. “Conhecimento para compreender porque fazer aquele serviço; habilidade na negociação, comunicação com usuários, negociação e uso de ferramentas de trabalho; atitude, reflexão e mudança em si mesmo e em suas práticas de trabalho no dia a dia; e competências profissionais que são desejáveis para uma Ouvidoria”.