Seminário da AGEMS terá debate sobre resíduos sólidos com representantes do meio ambiente

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, fevereiro 17, 2022 as 08:11 | Voltar

Mesa redonda vai abordar o diagnóstico e as perspectivas para o gerenciamento da cadeia de resíduos sólidos nos municípios

A AGEMS, Agência Reguladora do Estado, vai realizar no próximo dia 22 de fevereiro, o 2º seminário de Regulação com foco nos Resíduos Sólidos e o Desenvolvimento Local de Mato Grosso do Sul com o especialista Hugo Pacheco, presidente da Ersara-  Conselho de Administração da Autoridade Reguladora dos Serviços de água e resíduos de Açores, Portugal. 

O seminário também vai abordar o assunto em mesa redonda com dois representantes importantes e especialistas no assunto de saneamento e meio ambiente. Vão compor a Mesa de debate, o secretário da Semagro, Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de MS, Jaime Verruck e o Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do Ministério Público do Estado, Luciano Furtado Loubet. 

A moderadora desse debate, que vai tratar sobre o diagnóstico e as perspectivas para o gerenciamento da cadeia de resíduos sólidos nos municípios, será a diretora de Saneamento e Resíduos Sólidos da AGEMS, Iara Marchioretto. Tópicos como: as possíveis tecnologias, o ambiente de negócio (prestação direta e consórcios) e as parcerias público-privadas também serão debatidas na mesa redonda. 

Evento
O Seminário será realizado no auditório do Novotel em Campo Grande a partir das 14h, horário de Mato Grosso do Sul, em formato presencial. As inscrições podem ser realizadas Aqui

Representantes
Jaime Verruck - É Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de MS e Diretor-Presidente da Empresa de Gestão de Recursos Minerais. É Economista, mestre em Economia Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França e pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton), e pelo Programa CEO FGV. Foi Diretor Corporativo do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão estratégica do SESI, SENAI, IEL e FIEMS.

Luciano Loubet- É Promotor de Justiça no Mato Grosso do Sul onde exerce o cargo de Diretor do Núcleo Ambiental. Também é palestrante em Direito Ambiental, e já realizou palestras em mais de 10 países. É Mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Alicante na Espanha. 

É autor do livro: Licenciamento Ambiental - A obrigatoriedade da adoção das melhores técnicas disponíveis (MTD). É fundador e atual Secretário Executivo da Rede Latino-Americana de Ministério Público Ambiental com presença em 19 países e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Membros do Ministério Público Ambiental.

Iara Marchioretto: Contadora, Doutora em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, Analista de Regulação do quadro permanente da AGEMS. Foi coordenadora da Câmara de Regulação Econômica de Saneamento.

Pesquisadora na área de saúde, saneamento e políticas públicas há mais de 10 anos, é autora do livro Regulação Econômica e Análise de Investimentos em Saneamento e do e-book Gerenciamento de Resíduos e Certificações Ambientais.

Publicado por: Bruna Aquino

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.