Sucesso na adesão, 70% dos pagamentos na AGEMS já são realizados via PIX

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, janeiro 18, 2023 as 12:15 | Voltar

Há mais de um ano, a AGEMS, Agência de Regulação do Mato Grosso do Sul, inovou e implantou o PIX (ferramenta de pagamento eletrônico instantâneo). Com sucesso na adesão, atualmente cerca de, 70% dos pagamentos recebidos na Agência são realizados pela ferramenta online. A AGEMS foi a pioneira no país a adotar esse tipo de sistema para facilitar o recebimento de taxas e demais serviços das operadoras de transporte intermunicipal. 

As taxas de fiscalização, de cadastro e de vistoria, multas, licenças de fretamento e qualquer outra do sistema de transporte de passageiros já possuem essa facilidade e podem ser pagas com o PIX.

O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, destaca a modernização dos sistemas como um dos principais fatores da desburocratização dos serviços e a praticidade para o pagador. 

“Nossa equipe trabalhou de forma ágil e competente para implantarmos esse sistema e em mais de um ano depois atingimos um grande índice de adeptos ao PIX. A AGEMS busca sempre inovar e facilitar o relacionamento, seja com as empresas, concessionárias, mas principalmente com os usuários desses serviços”, afirma. 

Modelo de gestão 
“A implementação foi um sucesso e hoje serve de modelo para outros órgãos do Governo do Estado”, afirma o Superintendente de Finanças da Agência Reguladora, Roberto Coelho. A próxima Agência a implementar o PIX é a Agesul- Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul que utilizará a expertise da equipe técnica da AGEMS para realizar o processo de implantação dessa ferramenta. 

Entenda como funciona
Para garantir a nova praticidade aos pagadores, a área de Tecnologia da Informação da AGEMS promoveu adequação no sistema e-financeiro, ferramenta que já tinha sido desenvolvida internamente, e a integração ao sistema financeiro do Banco do Brasil.

Assim, a ferramenta já conhecida e utilizada pelas empresas ficou adequada de forma simples para o uso do PIX, sem dificuldade para o pagador.

 “Ao acessar o ambiente que já era utilizado normalmente para emissão de boletos, a empresa vai encontrar facilmente a opção do PIX, com a visualização de um QR Code e informação da chave eletrônica na tela ”, explica o coordenador de TI, Manoel de Souza. Além disso, o QR Code também está presente nos boletos impressos. Assim, mesmo com a versão tradicional do boleto em mãos, o usuário ainda pode optar por pagar via PIX.

Fotos: Cleidiomar Barbosa

Publicado por: Bruna Aquino

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.