União e tradição da cultura japonesa marcam a celebração do 37º Bon Odori em Mato Grosso do Sul

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, agosto 22, 2023 as 08:46 | Voltar

A cidade de Campo Grande, no coração do Mato Grosso do Sul, foi inundada por cores, músicas e sabores orientais durante o aguardado 37º Bon Odori, um evento tradicional e vibrante que celebra a cultura japonesa e a amizade entre a comunidade Nikkei Sul-mato-grossense e os simpatizantes da cultura oriental. Realizada no ginásio poliesportivo da AECNB, a celebração reuniu milhares de pessoas logo no primeiro dia em um ambiente festivo, destacando a importância do evento para a região e para a preservação das tradições culturais.

Representando o governador do Mato Grosso do Sul, o diretor-presidente da Agems, Agência de Regulação do Estado, Carlos Alberto de Assis, definiu a celebração como uma grande construção de amizade com a população japonesa.

“Eu tenho a felicidade de participar dessa celebração junto com esse povo que engrandeceu Campo Grande e o Mato Grosso do Sul com a sua cultura, esse espaço é referência para o Estado, quando falamos de Bon Odori, estamos falando de gratidão, relembrar os ancestrais, o passado, mas também falamos de semear e de colher, e colher a gente só faz com amigos. A colônia Nipônica tem feito isso em Campo Grande e no MS, uma grande amizade que resulta em uma grande construção, em nome do Governador Eduardo Riedel, que deixou um grande abraço, celebramos juntos e desejamos que a colheita que virá seja farta e abundante”, afirmou Assis.

Pela primeira vez ao Mato Grosso do Sul, terceiro Estado que abriga a maior comunidade Nikkei do Brasil, o Cônsul-geral do Japão em São Paulo, Kuwana Ryosuke, falou sobre as belezas do Estado e sua culinária típica Okinawa.

“Muita alegria para mim estar aqui hoje no 37º Bon Odori, tradicional e vibrante evento de comunidade Nikkei Sul-mato-Grossense. Sabendo que o Okinawa sobá foi reconhecido como patrimônio cultural e imaterial de Campo Grande, estava muito ansioso para experimentá-lo e parabéns realmente é um prato muito saboroso. Gostaria também de agradecer as autoridades, o senhor Carlos Alberto de Assis representando o governador do Estado, todos os deputados e todos os líderes da Colônia Japonesa”, destacou.

Prestigiaram o evento, secretários de Estado, do município, vereadores, deputados estaduais, federais e toda a comunidade líder Nipo Brasileira em Campo Grande que encerraram a abertura com um brinde ao evento e todos os presentes.

Celebração
O evento é uma reunião aguardada pela comunidade japonesa e pelos entusiastas da cultura oriental, oferecendo uma experiência rica em tradições. A festa é repleta de decorações vibrantes, música envolvente e danças folclóricas com coreografias exclusivas. A gastronomia é um ponto alto, oferecendo uma seleção de pratos típicos da culinária nipo-brasileira, como sobá, sushi, yakisoba, tempurá, espetinhos e pastéis, entre outros.

No Japão, o "Bon Odori" é uma tradição popular semelhante ao Dia de Finados no Brasil, mas com um tom alegre. Familiares se unem para dançar em honra e agradecimento aos seus ancestrais. A dança é embalada pelo som dos tambores típicos, flautas de bambu e canto, com movimentos delicados e simples que simbolizam a colheita, a semeadura, a ceifa, a gratidão e a festividade.

A tradição do Bon Odori foi trazida para Campo Grande em 1983 pelo então presidente da Associação, Armando Tibana, como parte da celebração de inauguração do ginásio poliesportivo da AECNB. Desde então, o evento cresceu e se tornou parte integrante do calendário oficial de eventos da cidade, além de ser uma parte significativa das comemorações do aniversário da capital, que completa 124 anos no próximo 26 de agosto.

Campo Grande se destaca como um dos destinos preferidos dos imigrantes japoneses desde a chegada do navio Kasato-Maru em 1908. Aproximadamente 12 mil descendentes vivem na cidade atualmente, mantendo viva a tradição de seus antepassados. Eventos como o Undokai e o Bon Odori são exemplos da forte conexão com a identidade cultural nipônica. O Mato Grosso do Sul abriga cerca de 30 mil descendentes de japoneses, sendo a terceira maior colônia do Brasil, conforme dados do Consulado Geral do Japão e do IBGE.

O 37º Bon Odori em Mato Grosso do Sul não só celebrou a rica herança cultural da comunidade Nipônica, mas também fortaleceu os laços de amizade entre diferentes culturas, demonstrando como tradições podem unir pessoas de origens diversas em um espírito de harmonia e gratidão.

Fotos: Cleidiomar Barbosa

Publicado por: Bruna Aquino