Inovação: AGEMS participa pela primeira vez do Festival de Inverno de Bonito

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 20, 2022 as 11:04 | Voltar

Agência Reguladora terá estande que apresentará os cases de sucesso

A Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul (AGEMS), em seu novo conceito de modernização, estará presente pela primeira vez na história, no 21º Festival de Inverno de Bonito, evento que reúne milhares de pessoas amantes da arte, cultura, turismo e o Meio Ambiente.

O município de Bonito, um dos cartões postais de Mato Grosso do Sul, é o cenário ideal para o evento que recebe turistas de todo o mundo, na oportunidade de dialogar, celebrar a vida, a natureza e propor alternativas que envolvem desenvolvimento e sustentabilidade.

A Agência terá um estande durante todo o evento, onde serão apresentados os cases de sucesso com os serviços de saneamento básico e resíduos sólidos, energia e gás canalizado, transporte de passageiros, rodovias e a Ouvidoria. Além disso, haverá fiscalizações in loco, reuniões e apresentação de palestra.

Segundo o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, a participação da Agência no festival é um marco da nova gestão na divulgação do bom serviço público prestado em prol da população.

“Uma grande comemoração que leva o nome do nosso Estado a nível mundial e a AGEMS estará presente, dando todo suporte e tendo a oportunidade de mostrar mais de perto a modernização que estamos fazendo nos serviços públicos”, afirma Assis.

Interação
A participação inédita da AGEMS no evento, foi mediado pela diretoria de Inovação e Relações Institucionais, sob a coordenação da diretora Rejane Monteiro, que tem como meta, construir o relacionamento mais próximo com as demais entidades, “na troca de experiências e principalmente demonstrar à população os importantes serviços prestados e seus resultados”, pontua Rejane.

Fiscalização
A diretora de Saneamento e Resíduos Sólidos, Iara Marchioretto, explica que, a equipe técnica realizará também a Fiscalização Programada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Bonito. Esses pontos de atenção estão relacionados à proteção ambiental e à saúde.

“O Plano das Fiscalizações Programadas é bastante amplo, os exames são realizados in loco, com uso de drones e equipamentos que são capazes de realizar vistorias em longas distâncias e em pontos de difícil acesso ou ainda, estruturas como caixas d'água elevadas, o que garante a efetividade da fiscalização e protege os colaboradores dos riscos de acidentes de trabalho”, explica.

Palestra
Sobre Saneamento e Meio Ambiente, a AGEMS também contribuirá com palestra didática que integra o 2º Encontro de Gestores e Dirigentes Públicos de Cultura de Mato Grosso do Sul na Câmara Municipal de Bonito. O tema abordado será a "Regulação de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos - Experiência da Cultura Transformadora em MS", palestra de autoria da diretora Iara Marchioretto.

O tema tem por objetivo levar ao conhecimento dos gestores públicos municipais, a necessidade do envolvimento e a criação da cultura transformadora, que surge com o despertar aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Reunião
Na área de transporte de passageiros, a equipe técnica fará reunião com o Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAT) - com quem firmou parceria em abril - para tornar ágeis e seguros os procedimentos que permitam a atuação dos operadores de transporte turístico no município por meio do compartilhamento de dados.

Na ocasião serão verificados como estão o andamento da primeira etapa da identificação e distribuição dos selos nos veículos já cadastrados e aptos para realizarem o translado intermunicipal.

Publicado por: Bruna Aquino