LEI Nº 4.063, DE 29 DE JULHO DE 2011

 

Dispõe sobre a reserva de assentos para pessoas obesas, no transporte intermunicipal de passageiros. 

 

Publicado no Diário Oficial nº 8.001, de 1º de agosto de 2011, página 1.

 

 

O GOVERNADOR DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

 

Art. 1º As empresas que realizam o transporte intermunicipal de passageiros ficam obrigadas a reservar, em cada um de seus veículos, 2 (dois) assentos individuais para a acomodação de pessoas obesas.

 

§ 1º Os assentos para obesos constituirão o conjunto de dois assentos contíguos, na primeira fila, em que os apoios de braço que os separam possam ser suprimidos ou rebatidos.

 

§ 2º Os assentos de que trata o parágrafo anterior devem ser reservados pelo interessado com antecedência de, no mínimo, 48 (quarenta e oito) horas.

 

§ 3º Não havendo a reserva ou a aquisição de passagem por pessoa obesa, no prazo previsto no § 2º, os assentos ficam destinados às pessoas idosas e ou com deficiência. (redação dada pela Lei nº 4.086, de 20 de setembro de 2011)

 

§ 4º As empresas poderão cobrar acréscimo sobre o valor da tarifa ou do bilhete da passagem regular de que trata o caput, que será regulamentado mediante ato específico. (redação dada pela Lei nº 4.086, de 20 de setembro de 2011)

 

§ 5º Para efeitos desta Lei, os beneficiários são pessoas cujas dimensões extrapolem a largura interna padrão do assento individual no transporte intermunicipal. (redação dada pela Lei nº 4.086, de 20 de setembro de 2011)

 

Art. 2º O Poder Executivo designará o órgão estadual competente para a fiscalização desta Lei.

 

Art. 3º O não cumprimento dos dispositivos desta Lei, sujeitará o infrator às seguintes penalidades:

 

I - multa no valor de 50 (cinquenta) UFERMS;

 

II - em caso de reincidência, a multa poderá ser aplicada em dobro.

 

Art. 4º As empresas de que trata esta Lei terão o prazo de 120 (cento e vinte) dias, após a publicação, para se adequarem.

 

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

 

Campo Grande, 29 de julho de 2011.

 

 

ANDRÉ PUCCINELLI

Governador do Estado

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.