A agenda ecológica da iniciativa “Eco Neyder” abriu espaço para a equipe de Educação Ambiental da Agência levar conhecimento e mobilizar os alunos para atitudes transformadoras no cuidado com a água, os resíduos e a qualidade de vida nos espaços urbanos.
Os projetos educativos premiados da Escola Estadual Profª Neyder Suelly Costa Vieira, em Campo Grande, ganharam o reforço da Agência Estadual de Regulação (AGEMS), um incentivo para a formação de jovens socialmente comprometidos e entusiasmados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – os ODS definidos pela ONU.
A agenda ecológica da iniciativa “Eco Neyder” abriu espaço hoje (4) para a equipe de Educação Ambiental da Diretoria de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos (DSB) levar conhecimento e mobilizar os alunos para atitudes transformadoras no cuidado com a água, os resíduos e a qualidade de vida nos espaços urbanos.
“Se queremos transformar o futuro a hora é agora, com a participação das crianças, dos adolescentes, de quem está aprendendo. Por isso queremos estar cada vez mais presentes nas escolas”, conta o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.
Nessa escola de tempo integral, o caminho da educação ambiental vem sendo pavimentado de forma sólida, com horta orgânica que abastece o almoço na unidade, com a coleta e reaproveitamento de água dos aparelhos de ar condicionado, com a separação e reciclagem de papel em sala de aula.
No curso técnico de administração que hoje conta com cerca de 60 alunos, a grande inovação é a oficina de “papel semente”, que no projeto piloto une a reciclagem com a incorporação de sementes de flores. O novo produto vai ser usado para imprimir as mensagens do dia das mães e poderá ser plantado, fazendo germinar a natureza e
“O intuito dos projetos é conscientizar os nossos alunos sobre a importância do lixo zero, da reciclagem, do plantio de mudas. E neste ano, nós queremos incluir todas iniciativas no selo de certificação, abrangendo todas as disciplinas. Acredito que a parceria da AGEMS traz um vínculo de fortalecimento muito grande”, afirma a professora Letícia Fernanda de Oliveira, coordenadora de Qualificação Profissional.
O Projeto de Educação Ambiental da AGEMS levou mais uma semente para o terreno fértil que a escola vem cultivando, apresentando a regulação, os direitos e deveres dos usuários e o compromisso diário de cidadania de cada um com o ambiente em que vive.
“O mais importante que nós trazermos de diferencial é a importância da ação do cidadão no uso adequado da rede de abastecimento de água, de esgoto, da drenagem”, conta a coordenadora Nauristela Paniago, que fez palestra para os estudantes, ao lado do engenheiro ambiental e sanitário João Lucas Alves. “Nós mostramos o quanto é importante que cada um conheça e se insira nos sistemas de coletas de resíduo, conheça os ecopontos e todos os sistema de gestão de resíduos que a cidade possui”.
Os estudantes participaram de dinâmicas e aprenderam sobre separação correta de resíduos.
Pedro Guilherme, 16 anos, do 3º Ano do Ensino Médio, confirma que a mobilização dos projetos na escola tem dado resultados.
“O que temos aprendido aqui, incentiva a gente a ter uma vida mais saudável, sabe? A ter a própria horta em casa, por exemplo”, acredita Pedro Guilherme Fernandes, 16 anos, do 3º ano Ensino Médio. O estudante, que não conhecia a AGEMS, viu no que aprendeu a importância do trabalho da regulação. “Muito interessante a gente ter essa consciência de que existem órgãos públicos que estão fazendo a fiscalização sobre água, sobre a energia, e é importante incentivar também os alunos a irem buscar mais informações sobre isso. Todos precisam se preocupar, porque, por exemplo, se falta um serviço básico para uma pessoa, pode prejudicar também todo mundo”.
A colega do mesmo ano Heloise Maria Valadão, 17 anos, opina que a educação ambiental “desde cedo” é uma ferramenta para mostrar a importância da qualidade de vida e sua relação com o meio ambiente, como no projeto da horta para a alimentação saudável.
“É muito legal trazerem as informações assim, de forma interessante, mostrar que não é nenhum “bicho de sete cabeças”, que são coisas que vão, sim, melhorar o futuro da minha geração.
Para eles e os 350 estudantes que participam dos diferentes projetos ambientais interdisciplinares, os resultados têm trazido orgulho.
Em 2024, a Escola inscreveu o trabalho denominado “Horta Escolar Comunitária Urbana e a Interdisciplinaridade no Contexto do Ensino-aprendizagem no Bairro Aero Rancho de Campo Grande-MS” no Instituto Selo Social, e se orgulha de ter obtido a certificação.
É um reconhecimento sobre iniciativas que atendem aos ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] da Organização das Nações Unidas. O instituto já atuou em cidades de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal e atende anualmente mais de 500 organizações com capacitação, estímulo e reconhecimento de projetos de impacto social local.
O incentivo da AGEMS estimula a escola no avanço para construir e propagar ações do projeto Eco Neyder diretamente ligadas a seis dos 17 ODS:
- Educação de Qualidade
- Água Potável e Saneamento
- Cidades e Comunidades Sustentáveis
- Consumo e Produção Responsáveis
- Ação contra a Mudança Global do Clima
- Vida terrestre.