Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
AGEMS - Agencia Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul
Governo de MS
  • Início
  • Sobre a Agems
    • A Agência
    • Missão, Visão e Valores
    • Diretoria-Executiva
    • Organograma
    • Estrutura Organizacional – Contatar os setores
    • Legislação Institucional
    • Agenda Regulatória
    • Código de Ética
    • Relações Institucionais
  • OUVIDORIA
  • Artigos
  • Gestão de Pessoas
  • FALE CONOSCO
    • FORMULARIO DE CONTATO
    • PERGUNTAS FREQUENTES
  • Carta de Serviços
‹ Voltar

AGEMS chega à final do Prêmio de Inovação com dois projetos que unem cidadania e sustentabilidade

  • 27 out 2025
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Servidores autores dos projetos Flor Solar e Educação Ambiental estão entre os finalistas do XX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública, que reconhece soluções alinhadas aos ODS e às políticas sustentáveis do Governo de MS

A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) chegou à final do XX Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública com dois projetos reconhecidos entre os melhores do Estado. A classificação reafirma o papel estratégico da Agência na execução de políticas públicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às diretrizes do Governo de Mato Grosso do Sul para a transição energética, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da cidadania.

As iniciativas finalistas — Flor Solar, da servidora Rejane Monteiro, e Educação Ambiental: Conectando Saberes, Serviços e Comunidades, das servidoras Nauristela Damasceno e Danielle Vendimiatti, em parceria com Marcos Campelo Júnior (UEMS) — mostram como a regulação moderna pode gerar impacto social e ambiental positivo, traduzindo a técnica em resultados transformadores para a comunidade.

“São exemplos concretos da série de ações inovadoras que nós estamos desenvolvendo para fortalecer e aproximar a regulação do cidadão, porque cuidamos de serviços essenciais que estão no dia a dia das pessoas”, afirma o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis.  “É um orgulho estar entre os finalistas com dois projetos de tamanha relevância, que mostram que nossos servidores estão inovando dentro e fora da Agência, realmente contribuindo com a gestão pública eficiente”.

Classificados entre os 15 melhores na modalidade Práticas Inovadoras, os projetos concorreram com centenas de outras inscrições. Ao todo, foram 326 propostas apresentadas, entre práticas e Ideias Inovadoras.

Nesta segunda-feira (27) aconteceu a etapa final da concorrência, onde os autores fizeram apresentação para uma banca especializada, formada por profissionais avaliadores do Sebrae, SENAC e startup Sesi/Fiems.

Descarbonização, sustentabilidade e energia do futuro

“A Flor Solar traduz, de forma prática, conceitos muitas vezes distantes da população. É um espaço vivo, onde sustentabilidade e cidadania caminham juntas, despertando nas pessoas a consciência de que cada um pode ser protagonista da transição energética”, explica Rejane Monteiro, diretora de Inovação e Relações Institucionais.

Definido como Projeto Sustentabilidade e Impacto Social – Espaço Educativo Sustentável em Parque Urbano – a Flor é uma mini usina fotovoltaica, com paineis solares formando as pétalas. Bangalôs com instalação elétrica, painel informativo eletrônico e bebedouro climatizado utilizam a energia gerada e complementam a instalação única, em dos maiores parques urbanos da América Latina.

Dialogando com as ODS 7, 11 e 13, o projeto alia ciência, tecnologia e educação ambiental para despertar a consciência sobre o uso responsável da energia e a descarbonização da matriz energética. No 1º ano de operação, mais de 25 mil pessoas passaram pela Flor Solar.

O projeto levado ao Prêmio de Gestão tem também entre os autores os integrantes da Diretoria de Inovação Rodrigo Lupatini, Bruna Aquino e Gizele Oliveira.

Saneamento, controle social e protagonismo estudantil

A solução inovadora Educação Ambiental – Conectando Saberes, Serviços e Comunidades leva a regulação até escolas de todo o Estado, estimulando o protagonismo de jovens estudantes no conhecimento e no compartilhamento sobre o saneamento básico.

A prática implementada se alinha aos ODS 3, 4, 6, 11, 12, 13 e 17, fortalece o saneamento básico, amplia o engajamento social, promove cidadania ativa e contribui para políticas públicas mais inclusivas e sustentáveis, como aponta Nauristela Paniago.

“Chegar à terceira etapa e figurar entre os finalistas do Prêmio de boas práticas em gestão é um reconhecimento importante do compromisso da nossa equipe em integrar regulação, participação social e educação ambiental. A proposta nasceu para aproximar as pessoas do saneamento, transformando a educação ambiental em uma tecnologia social capaz de conectar escolas, comunidades, prestadores e poder público”, ressalta.

“A classificação que alcançamos é uma grande satisfação, porque mostra o quanto nós, servidores, estamos comprometidos em levar conhecimento às pessoas. Saímos do escritório e da atividade técnica e vamos até as comunidades, mostrando na prática o que é o saneamento, como funciona e por que ele é tão importante. É um trabalho que está fazendo a diferença”, completa Danielle Adma Vendimiati.

O anúncio dos projetos vencedores e a cerimônia de premiação acontecem nesta terça-feira (28), no Bioparque, em Campo Grande, em comemoração ao Dia do Servidor Público.  

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

agência estadual de regulação de serviços públicos de ms

Av. Afonso Pena 3026
Centro - Campo Grande | MS
CEP: 79002-075

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital