AGEMS acompanha entrega de nova subestação de energia elétrica em Campo Grande

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 25, 2022 as 14:12 | Voltar

O empreendimento incrementa a capacidade energética da Capital. A fiscalização da distribuição de energia é uma das atividades da Agência, que verifica  o cumprimento dos índices de qualidade, por meio de convênio com a Aneel. 

Mais uma instalação entra para o sistema de distribuição de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, fiscalizado pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS). Inaugurada nesta sexta-feira (25) pela Energisa MS, a subestação Progresso deverá melhorar a qualidade do fornecimento em Campo Grande. O diretor de Gás e Energia da Agência, Valter Almeida da Silva, participou da entrega da obra, que eleva em 10% a capacidade energética na Capital.

Visita às obras da Subestação Progresso, 2021 (Arquivo)

O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, visitou as instalações durante as obras, em julho de 2021, quando conheceu detalhes do empreendimento e os impactos positivos que terá no serviço.

“É uma unidade importante para a qualidade da energia que chega aos consumidores de Campo Grande e a AGEMS tem papel fundamental na checagem desse atendimento, analisando o cumprimento dos indicadores DEC e FEC, sobre a duração e a frequência das interrupções”, explica Valter Silva.

Responsável pela fiscalização dos serviços de energia em Mato Grosso do Sul, por delegação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a AGEMS acompanha de perto os investimentos feitos para ampliação e melhoria da distribuição, uma das vertentes das atividades fiscalizatórias desenvolvidas regularmente. O impacto previsto na estabilidade, no incremento de qualidade no sistema com a nova Subestação será posteriormente avaliado nas futuras fiscalizações.

Estrutura técnica

Localizada no Jardim Paulista, região sul da Capital, a nova subestação amplia a capacidade de atendimento de Campo Grande em 12%, de 727 MW para 817 MW, e assim contribui para melhoria na qualidade de fornecimento de energia elétrica, além de trazer crescimento para a região.

A Energisa Mato Grosso do Sul informou que investiu R$ 45,7 milhões no empreendimento, que tem 90 MW de potência instalada. A previsão é de atender cerca de 33 mil unidades consumidoras, com a estimativa de 81 mil habitantes.

Saiba mais:

Uma subestação é uma instalação elétrica formada por um conjunto de equipamentos responsáveis pela transmissão e distribuição da energia elétrica, além de equipamentos de proteção e controle.

As subestações de energia são responsáveis pela distribuição da energia elétrica. Funcionam como pontos de entrega de energia para os consumidores.

Antes de chegar às casas, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas estações, onde equipamentos chamados transformadores fazem o aumento ou a diminuição da tensão.

Quando elevam a tensão elétrica, os transformadores evitam a perda excessiva de energia ao longo do percurso. Quando rebaixam a tensão, já nos centros urbanos, permitem a distribuição da energia pela cidade.

Apesar de mais baixa, a tensão utilizada nas redes de distribuição ainda não está adequada para o consumo residencial imediato. Por isso, se faz necessária a instalação de transformadores menores, instalados nos postes das ruas, para reduzir ainda mais a tensão que vai para as residências, estabelecimentos comerciais e outros locais de consumo. Eles reduzem ainda mais a tensão que será recebida nas casas e estabelecimentos comerciais.

Fotos: Inauguração da Subestação Progresso 

Fotos: Visita às obras da Subestação Progresso, julho de 2021 (Arquivo/Divulgação)

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.