Um inédito projeto de intercâmbio entre as reguladoras brasileiras conveniadas à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) levou a Agência Estadual de Regulação de MS (Agems) a Aracaju (SE), para apresentar a experiência de 20 anos no setor elétrico, discutir avanços e padronizações.
Equipe da Câmara Técnica de Energia (Catene) e da Ouvidoria estão na sede da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), com representantes da Aneel nas áreas de fiscalização e de mediação e ouvidoria.
“Cada distribuidora é diferente da outra, cada agência tem suas particularidades, em cada estado as demandas dos usuários mudam. Então, é importante conhecer a realidade do outro, trocar experiência e tratar da padronização dos procedimentos que tornem cada vez mais eficientes o trabalho da Aneel e o nosso”, avalia o coordenador da Catene, Paulo Patrício da Silva. “Acredito que podemos também dar uma importante contribuição para a Agrese, que é uma agência ainda nova, com cerca de três anos”.
A iniciativa aproxima as agências entre si e aproxima a regulação e a fiscalização dos serviços de energia dos usuários em todo o País, para os melhores resultados da descentralização.
Experiência e inovação na Agems
A coordenadora do convênio da Agems, economista Rosirene Caldas, apresentou à equipe sergipana a estrutura da agência, a atuação em Mato Grosso do Sul, em energia, e em serviços como o transporte, o gás, o saneamento, e rodovias concedidas.
“Estamos recebendo e trazendo informações, conhecendo a estrutura, as semelhanças e as diferenças. Isso tudo é uma contribuição muito grande para o nosso trabalho, além de fortalecer a discussão de melhorias que todas as agências buscam junto à Aneel”.
Um dos pontos de destaque é a troca de experiências sobre o atendimento ao usuário e a integração desse setor com a área técnica responsável por fiscalizar a prestação do serviço em cada agência, como cita a ouvidora da Agems, Cristiane Leite.
Ela falou sobre a modernização dos canais de atendimento, a estrutura e o inovador projeto Agems Perto de Você, que tem na Agrese uma iniciativa semelhante. “Era uma demanda antiga dos ouvidores, de estreitar a atuação com nossas áreas técnicas. Tanto o projeto itinerante que iniciamos, de levar informação e atendimento ao interior e aos bairros, quanto agora, esse intercâmbio entre os estados, beneficiam muito o cidadão”.
Os trabalhos na Agrese continuam na quinta-feira (22) e deverão incluir visita técnica a uma usina termelétrica.
“Somos uma das mais antigas agências estaduais conveniadas com a Aneel, com desempenho reconhecido e sempre bem avaliado, e estamos buscando sempre condições de melhorar a forma como esse trabalho chega para o usuário, e isso é possível com o relacionamento mais estreito entre as reguladoras”, explica o diretor de Gás e Energia, Valter Almeida da Silva.
Na próxima etapa do programa de intercâmbio, a Agems vai receber, em julho, equipe da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). “Será mais uma oportunidade de oferecer nossa contribuição e conhecer boas experiências para as entregas ao consumidor de energia serem cada vez melhores”, finaliza o diretor-presidente da agência estadual, Carlos Alberto de Assis.