AGEMS aprova solicitação para uso seguro de faixa de domínio da MS-306 durante feira agropecuária de Chapadão do Sul

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, junho 10, 2022 as 11:31 | Voltar

Atuação regulatória da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) vai permitir o uso seguro da faixa de domínio da rodovia MS-306 em atividade integrante da 28ª Exposição Agropecuária e Industrial de Chapadão do Sul – Exposul, de 15 a 19 de junho.

Com aval da Agência, a concessionária poderá ceder dois trechos de 500 metros nas laterais da pista para instalação do estacionamento que receberá os visitantes durante o evento.

Como o espaço é parte da concessão da estrada, a utilização para diferentes finalidades precisa passar por avaliação e autorização da AGEMS.

Após se reunir com integrantes da concessionária e do Sindicato Rural do município, a coordenação da Câmara Técnica de Rodovias considerou que não há empecilho para a utilização, desde que sejam tomadas as providências de sinalização e segurança indicadas.

São duas áreas, uma em cada lado da pista na altura do KM 119, em frente ao Parque de Exposições, no perímetro urbano da cidade, na saída para Cassilândia. “A concessionária foi autorizada a ceder o espaço, contanto que os organizadores cumpram as medidas de distanciamento da pista, sinalização para acesso dos veículos, iluminação adequada, delimitação de ponto de travessia a pé, e disponibilidade de policiamento de apoio”, explica o coordenador da Câmara, Edson Delgado.

“É uma utilização que já ocorria anteriormente, mas que a partir da concessão conta com um cuidado maior, tanto por parte da empresa responsável, quanto da Agência. Isso também é parte importante da regulação”, completa o diretor de Rodovias, Matias Gonsales.

Social

A Exposul 2022 marca o retorno da feira agropecuária após dois anos de paralisação em razão da pandemia. É esperando grande público de Chapadão do Sul e municípios da região.

Além do impacto econômico do evento, a organização do estacionamento tem cunho social. Gerido pela Associação dos Servidores Públicos Municipais e Centro de Tradições Gaúchas, entidades sem fins lucrativos, a renda desse serviço auxilia no desenvolvimento de atividades esportivas e culturais gratuitas pra crianças, jovens e adultos da comunidade.

O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, lembra que a concessão da rodovia é um projeto abrangente e que a Agência atua de forma permanente para fazer cumprir o contrato de obras e serviços rodoviários, assim como para agregar benefícios à sociedade. “É uma estrada concedida e nosso papel é cuidar para que tudo o que seja feito ali seja para o bem do usuário. Já temos o projeto Fazenda Corredor, que é um sucesso. Temos investimentos permanentes sendo executados e fiscalizados, e temos demandas como essa, de uso temporário, que, se bem executado, é positivo para a comunidade”.

Foto destaque: Reunião sobre estacionamento da Exposul (Divulgação - Way 306 e AGEMS)

Foto aérea: Vista da área central de Chapadão do Sul, cortada pela MS-306 (Saul Schramm/Subcom)

Fotos diretores da AGEMS, Matias Gonsales e Carlos Alberto de Assis (Cleidiomar Barbosa)