AGEMS e MSGÁS discutem planos de fomento à expansão do gás natural no Estado

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, fevereiro 1, 2023 as 17:26 | Voltar

As novas perspectivas para o gás natural em Mato Grosso do Sul unem a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) e a MSGÁS no planejamento de ações para garantir a expansão do uso do insumo com qualidade, eficiência e segurança regulatória.

Com o novo momento vivido pelo setor, a distribuidora tem plano de negócios definido para o período de 2023-2028, que foi apresentado à Agência nesta quarta-feira (1º/2).

“Estamos promovendo reuniões periódicas para discussão de parâmetros e de estratégias para a ampliação do serviço, tanto nas operações da empresa, quanto no trabalho que cabe à Agência”, conta o Diretor de Gás, Energia e Mineração, Valter da Silva.

Com a Diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro, e equipe técnica, Valter recebeu os diretores da MSGÁS Fabrício Marti (Técnico e Comercial) e Bernadete Rangel (Administrativa e Financeira). Em pauta, o planejamento da concessionária envolvendo as ações diretas para ampliação de mercado e captação de novos consumidores. Ao mesmo tempo, a AGEMS avança na consolidação do arcabouço regulatório, com inovação de normas no campo técnico e econômico financeiro.

“Existem muitos projetos importantes, tanto da empresa, quanto da Agência, e nós estamos alinhando esse planejamento, para os melhores resultados”, conta Rejane.

Biometano

Com a coordenação da Agência, a concessionária integra também o grupo de trabalho, reunindo instituições governamentais, técnicas e do setor produtivo para discussão dos projetos de biometano, outra inovação no setor energético de MS. Os avanços nessa área foram outro tema em discussão.

A MSGás está com um Chamamento Público aberto para identificar o potencial de fornecimento de biometano, para antecipar o atendimento a regiões onde ainda não existe disponibilidade de rede de gás natural.

“O setor de gás e de novas fontes está avançando rápido, e a regulação vai acompanhar esse novo momento. Precisamos permitir que a distribuidora possa atuar em mercado com segurança jurídica e estabilidade regulatória para aqueles que planejam investir”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

 

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.