AGEMS fortalece ações de regulação alinhadas com desenvolvimento na região do Bolsão

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, fevereiro 11, 2022 as 12:13 | Voltar

Expansão da distribuição do gás canalizado com a venda da UFN3 e incremento da fiscalização de energia projetam importante papel da Agência

  Com a perspectiva da compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras, em Três Lagoas, pelo grupo russo Acron, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) antecipa ações que envolvem a operação da indústria, um negócio que deverá promover um salto ainda maior de desenvolvimento no bolsão sul-mato-grossense. Na mesma região, a Agência já vem fortalecendo nos últimos meses a fiscalização da distribuição de energia elétrica, serviço também essencial no suporte ao desenvolvimento local.

Esses dois assuntos foram temas de reunião técnica realizada esta semana, em Campo Grande, entre a Direção e o setor de Gás e Energia da AGEMS com representantes da distribuidora Neoenergia Elektro. O diretor presidente, Carlos Alberto de Assis, e o diretor de Gás e Energia, Valter Almeida da Silva, receberam o superintendente de Operações do Centro-Oeste, William Mantovani, a gerente de Regulação Técnica e Comercial, Isabella Guedes, e o gerente de Operações, Amarildo Gandolphi.

“Criamos uma aproximação maior com a Elektro, para garantir naqueles cinco municípios atendidos por ela o mesmo cuidado com a qualidade do serviço de energia. O Bolsão já é uma região economicamente importante para Mato Grosso do Sul, e vai se tornar ainda mais agora que a UFN3 será vendida e a indústria finalmente implantada”, comentou Carlos Alberto de Assis. “A AGEMS tem acompanhado as informações sobre a negociação, já que vamos atuar de forma indireta no empreendimento. Esse será o maior consumidor de gás canalizado do Estado, que é fornecido pela MSGÁS e regulado pela Agência”, explica.

A UFN3 deverá adquirir cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de gás natural, montante quatro vezes maior que o que é consumido hoje pelo conjunto dos clientes atuais. Na unidade, o gás não é apenas combustível a ser queimado para funcionamento das máquinas, mas matéria-prima para o processo de fabricação dos fertilizantes.

Como responsável pela fiscalização de serviços e regulação técnica e econômica, a AGEMS atuará nos estudos e no estabelecimento da tarifa que será cobrada pelo gás fornecido pela Bolívia à nova à indústria. O diretor Valter Silva explica que a UFN3 será um Consumidor Livre, que contrata o insumo diretamente do supridor. A MSGÁS será a fornecedora responsável por fazer a entrega. “A Agência tem por atribuição estabelecer a tarifa desse serviço de distribuição e entrega entre o fornecedor e o empreendimento”, cita.

Energia elétrica

A reunião com o grupo técnico da Elektro ampliou as relações institucionais entre a distribuidora e a Agência Reguladora, e discutiu investimentos realizados e previstos. A concessionária apresentou resultados de cerca de R$ 30 milhões investidos nos últimos dois anos e o projeto de aplicar em torno de R$ 50 milhões até 2023. Entre as ações recentemente executadas e programadas estão melhorias de rede, expansão com construção e melhoras de subestações, e a conclusão de alimentadores e de duas linhas de distribuição.

Na região, a AGEMS está em processo de fiscalização, em uma Análise de Demanda, a partir de solicitação de clientes rurais. O procedimento resultou em recomendação de um Plano de Resultados para garantir a continuidade e a segurança da distribuição nas redes que atende a esses consumidores.

 

 

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.