AGEMS participa da 1ª Conferência Internacional de Resíduos Sólidos sediada no Brasil

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 22, 2022 as 08:45 | Voltar

Através de representantes, a Agência Reguladora trouxe mais conhecimento sobre o tema para MS

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul, a AGEMS, marcou presença na primeira Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (Cirsol) sediada no Brasil durante os dias 16, 17 e 18 de março em Pernambuco.

Para trazer mais conhecimento e experiência internacional sobre a relação entre o adequado gerenciamento de resíduos sólidos e a preservação do meio ambiente, tema muito trabalhado pela Agência sul-mato-grossense, as servidoras Fabíola Porcaro e Danielle Vendimiati foram as representantes do MS no evento que contou com mais 140 palestrantes de mais de 17 países.

Para a engenheira ambiental, Danielle, as discussões foram pautadas na ação conjunta das instituições de fiscalização e controle, neste caso as “Agências Reguladoras”, que estão presentes fiscalizando a prestação de serviços para garantia da manutenção e melhoria, independente se o serviço é realizado pelo município ou por meio de prestadores terceirizados", conta.

“O evento traz à luz também as experiências do estabelecimento das prestações regionalizadas e dos consórcios intermunicipais, trazendo viabilidade aos pequenos municípios e proporcionado o ganho em escala frente ao aumento do volume de resíduos gerenciados”, conta.

A Conferência debateu acerca dos impactos dos resíduos sólidos para a realidade climática que o mundo vivencia. Ações para o futuro foram discutidas no evento, inclusive os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas estabelecidas pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).

Para a assessora jurídica, Fabíola, é por meio do diálogo que se pretende conscientizar e trazer soluções sobre geração e manejo de resíduos e seus impactos no meio ambiente.

“A participação da AGEMS na conferência estimulará ações concretas na gestão e regulação dos resíduos sólidos, e no desenvolvimento de mecanismos e ações estratégicas que envolvam a gestão integrada, de forma multissetorial”, explica.

Durante o evento, as 21 instituições correalizadores da conferência assinaram o memorando de entendimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Houve também mesas de debate, atividades de educação ambiental, eventos culturais e lançamento da carta de compromisso na criação do primeiro Observatório Brasileiro de Resíduos Sólidos.

*Com informações da Cirsol
Foto: Arquivo pessoal