AGEMS promove capacitação inédita de fiscais e PMs da Assessoria Militar em defesa pessoal

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, julho 4, 2022 as 11:17 | Voltar

Em mais uma iniciativa para fortalecer a estrutura de fiscalização do transporte, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) vai qualificar agentes e policiais militares em curso de defesa pessoal.

A capacitação é inédita para a equipe civil da Câmara Técnica de Fiscalização, que há quase 20 anos atuam nos terminais rodoviários, estradas, acessos e áreas urbanas das cidades na garantia de um serviço regularizado ao usuário. Para os policiais que integram a Assessoria Militar, o curso vai garantir uma atualização de conhecimento e técnicas.

“A capacitação visa preparar os agentes públicos para situações adversas, qualificando-os em defesa pessoal e de proteção a terceiros, contra possíveis agressões físicas por parte de infratores da sociedade, evitando o emprego de material letal, destaca o coronel Waldir Ribeiro Acosta, chefe da Assessoria Militar. “O curso também fortalece a integração entre os policiais da Assessoria e os colaboradores da Câmara, construindo qualidade de excelência na prestação de serviço à nossa população", completa.

Com carga total de 14 horas, o curso será realizado nos dias 5 e 6 de julho, por meio da Escola de Artes Marciais Heiwa Aikidojo, de Campo Grande. Dez profissionais, entre homens e mulheres serão capacitados.

Entre os fiscais, estarão agentes que atuam na Capital e no Interior do estado.

Trabalho seguro e fiscalização efetiva

De acordo com o coordenador da Câmara Técnica Fiscalização, Hélio Leite da Silva Junior, a nova qualificação será importante para os profissionais, que em muitas situações têm a integridade ameaçada ao enfrenar a atuação de clandestinos.

“Já aconteceu dos fiscais sofreram ameaças de agressão, de ouvirem promessa de perseguição posterior, por fazerem seu trabalho e garantir o cumprimento das normas”, relata. “Saber que estamos preparados para defender a própria segurança em caso de agressão vai nos trazer mais tranquilidade”.

De acordo com o diretor de Transportes, Matias Gonsales, o apoio de policiais da Assessoria Militar já aumentou a segurança para o trabalho dos fiscais, com a checagem de veículos e de condutores nas abordagens. Com o curso em que aprenderão técnicas para defesa própria, os agentes terão mais um elemento de segurança pessoal, em caso de sofrerem represália em operações em que não estiverem acompanhados de PMs ou mesmo se forem surpreendidos fora do horário convencional de trabalho.

O presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, aponta que esse novo treinamento soma-se a uma série de ações de qualificação e fortalecimento que teve início na atual gestão.

“A própria criação da Assessoria Militar, a uniformização e proteção com coletes, o uso da tecnologia de drones, tudo isso é parte de uma importante política de valorização dos nossos trabalhadores e da Agência, que resultam na prestação de melhor serviço ao cidadão de Mato Grosso do Sul”.

Fotos: Cleidiomar Barbosa (Arquivo/AGEMS)