Workshop “Plantio Adequado e Poda Responsável” acontece no dia 3 de julho, em Bonito, com representantes de 14 municípios do sudoeste do Estado, com foco em cooperação técnica, prevenção de acidentes e fortalecimento da gestão municipal.
Com a responsabilidade do poder público municipal no planejamento e cuidado com a arborização urbana, cresce também a urgência por conhecimento técnico e parcerias para enfrentar os desafios do cenário que envolve a vegetação nas vias públicas e as redes de energia elétrica. É com esse objetivo que a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) promove no dia 3 de julho, em Bonito, o Workshop “Plantio Adequado e Poda Responsável”, um encontro técnico sobre manejo sustentável e segurança no fornecimento de energia.
Prefeitos e secretários municipais de meio ambiente e de serviços urbanos de 14 municípios do Sudoeste e Pantanal foram convidados: Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho, Corumbá e Ladário.
O evento, com a participação da distribuidora Energisa, será uma grande oportunidade para as prefeituras conhecerem e se adequarem às diretrizes técnicas que envolvem o plantio adequado de vegetação nas cidades, a poda preventiva e os procedimentos seguros para evitar conflitos com a rede elétrica. São pontos que têm ganhado destaque diante dos efeitos climáticos e recentes episódios de apagões causados por quedas de árvores mal manejadas em áreas urbanas.
“Temos visto como esse tema é sensível e cada vez mais urgente e estratégico para os municípios. Nesse Workshop, vamos além da discussão, vamos propor passos concretos em direção à solução, apoiando as Prefeituras”, afirma o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis. “Queremos reforçar o convite para que cada Município convidado participe, leve gestores responsáveis pelo planejamento urbano ou serviços de arborização e poda, para juntos construirmos as soluções”.
Cooperação institucional, técnica e operacional
Com apresentações técnicas e oficina prática, o encontro contará com a participação de especialistas de regulação em energia, representantes da distribuidora, Ministério Público Estadual e lideranças municipais.
“Tudo o que envolve o manejo da arborização é uma ação técnica, mas com impacto direto no cotidiano da população. Estamos tratando da qualidade de vida urbana, da segurança no fornecimento de energia e da preservação ambiental ao mesmo tempo”, afirma o diretor de Gás, Energia e Mineração, Matias Soares.
“Vamos promover a troca de experiências e o aprimoramento técnico das equipes dos municípios que estão diretamente envolvidos nesse trabalho. É importante destacar que a poda deve ser feita exclusivamente por profissionais capacitados, e quando se trata de árvores próximas à rede elétrica, o serviço só pode ser realizado por equipes da concessionária, devido ao alto risco de acidentes e à necessidade de conhecimento técnico específico. É uma questão de segurança para todos”, explica o coordenador de construção e manutenção da Energisa MS, João Ricardo Nascimento, um dos palestrantes do workshop.
Durante o evento, também será apresentada uma proposta institucional que marca uma nova fase da cooperação entre AGEMS e os municípios. A iniciativa abrirá caminho para ações conjuntas mais efetivas, fortalecendo as responsabilidades compartilhadas no manejo da arborização.