Agência vai a campo com Prefeitura e concessionária para definir plano de melhorias no transporte em Ladário

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, agosto 22, 2019 as 15:58 | Voltar

Campo Grande (MS) – Uma inspeção técnica in loco realizada em conjunto entre a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), a concessionária Viação Canarinho e a Prefeitura de Ladário irá ajudar a definir o Plano de Ajustes e Melhoria na linha Ladário-Corumbá. Durante dois dias nesta semana (19 e 20), a equipe técnica da Agência, coordenada pelo diretor de Transportes, Rodovias e Portos, Ayrton Rodrigues, esteve na cidade para apresentar os estudos efetuados para adequação do itinerário e reestruturação do serviço.

A bordo de um ônibus da concessionaria, o grupo, composto também pelo prefeito Iranil Soares e secretários, e pelo diretor da Canarinho, Joafran Bueno, viajou todo o percurso, efetuando paradas para avaliação e discussão das justificativas de alteração, supressão e demarcação de pontos. Assim que definidas as mudanças a serem feitas no percurso, a empresa deverá divulgar amplamente e com antecedência à população.

Compromissos

As reuniões realizadas durante a visita técnica fizeram avançar definições discutidas em Campo Grande, no mês de julho, tanto com o Executivo, quanto com a transportadora.

Com a contratação de empresa especializada já encaminhada, a Prefeitura dará início imediato à reconformação das vias no trajeto da linha, que, embora seja originalmente uma ligação rodoviária intermunicipal, serve também ao transporte no trecho urbano. Também está a cargo do município a poda de árvores para melhoria do acesso de ônibus aos pontos, a retirada de animais de grande porte que circulam pela via pública, e a análise e manifestação sobre as alterações dos pontos no novo Esquema Operacional.

Como inovação, o Município informou que tem projeto de implantar um novo modelo de estrutura nos pontos de embarque, com a utilização de contêineres, começando com a colocação de quatro unidades.

A Viação Canarinho também já tem uma série de providências a iniciar de imediato, incluindo a implantação de sistema de controle de ações preventivas de manutenção da frota; estabelecimento de plano de ações corretivas e emergenciais; disponibilização de equipe de manutenção e limpeza em número suficiente e disponibilização de frota em quantidade adequada tanto para a operação regular, quanto na reserva para substituição.  Deve também definir um local que será o ponto final da linha e, em pouco tempo, renovar a frota. A operadora precisará, ainda, manter um serviço específico para tratar as reclamações dos usuários.

O acompanhamento e a fiscalização das ações acordadas vai ser feito pela Agepan. O novo Esquema Operacional só poderá ser implementado pela concessionária se cumpridos os demais compromissos. “A mudança do itinerário para adequar a operação é apenas um dos resultados esperados do plano de ajustes e melhorias, e precisará estar vinculada à garantia de pontualidade, conforto, higiene, segurança, regularidade”, explica o diretor Ayrton Rodrigues.

A Agência também se comprometeu a auxiliar a Prefeitura no desenvolvimento de ações de responsabilidade do Município.

Foto interna: Prefeitura de Ladário

Foto externa: Arquivo/Agepan