Campo Grande (MS) – As fiscalizações realizadas nas primeiras semanas de maio pela Agepan já resultaram na aplicação de 17 autos de infração por irregularidades praticadas por empresas, operadores autônomos e veículos clandestinos no Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros.
Os flagrantes ocorreram entre os dias 1º e 17, em operações realizadas em rodoviárias, em estradas estaduais e federais, e perímetros urbanos nas regiões de Corumbá, Miranda, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Dourados, Coxim, Pedro Gomes, São Gabriel do Oeste, Brasilândia, Três Lagoas, Rio Brilhante, Guia Lopes da Laguna, Sidrolândia, Naviraí, Itaquirai, Mundo Novo, Nova Andradina e saídas de Campo Grande. Ao todo, foram feitas abordagens de 163 veículos, entre ônibus e micro-ônibus e, além dos 17 autuados, um veículo foi apreendido.
Sete tipos de infrações foram constatadas e geraram as autuações: realização de transporte de passageiros sem autorização específica; transporte de passageiros sem bilhete de passagem; emprego de veículo com vistoria vencida; emprego de veículo sem o certificado de vistoria; utilização de veículo não registrado; cobrança de valores indevidos e direção pondo em risco a segurança dos passageiros (nesse caso, o problema foi o veículo com pneu careca).
“As autuações são resultado das operações permanentes para garantir o cumprimento das regras do serviço pelos transportadores regulares e combater o transporte clandestino”, diz o Diretor de Transportes, Ayrton Rodrigues. “Além das fiscalizações programadas, nossas equipes verificam denúncias recebidas pela Agência”.