A Agência também requereu da Prefeitura o cronograma das obras acordadas nas vias que fazem o itinerário da linha
Campo Grande (MS) – Em continuidade às ações para melhorar o transporte público rodoviário na linha Ladário-Corumbá, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) notificou esta semana a Viação Canarinho para providências, e solicitou à Prefeitura do município o calendário de recuperação das vias. A empresa terá que corrigir as irregularidades constatadas. Já do Município, a agência espera o detalhamento de informações sobre o restauro anunciado para as ruas que formam o itinerário da linha.
Investimentos e ações de manutenção na frota de veículos e na infraestrutura viária são os dois principais gargalos a serem enfrentados para reverter a atual condição do serviço, constantemente reclamado pelos usuários. No dia 8 de março, equipe de auditoria da Agepan realizou uma fiscalização extraordinária, e, posteriormente, se reuniu com representantes da empresa, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. Conforme compromisso discutido, a concessionária e o poder público precisarão tomar uma série de providências.
Reunião em Ladário, em 8/3/19
A má qualidade no transporte é fonte de queixas dos usuários e questionamento do Ministério Público. “Os problemas comprometem a segurança dos veículos, provocam quebras, geram atraso e descumprimento de horários. É necessária a adoção de medidas urgentes”, destaca o diretor de Transportes da Agepan, Ayrton Rodrigues.
Para, conjuntamente, acompanhar a realização dos compromissos firmados com a Prefeitura, a Agência requereu o cronograma da realização do serviço de manutenção, patrolamento e recapeamento do percurso da linha intermunicipal entre Ladário e Corumbá, que envolve trajeto dentro do município de Ladário.
Ao mesmo tempo, as atividades de inspeção e vistoria da frota da Viação Canarinho irão continuar. A concessionária está sendo notificada quanto às irregularidades encontradas e providências a serem tomadas.
- Sobre a frota de veículos
- Disponibilizar frota de veículos constituída por, no mínimo, seis ônibus, sendo quatro para a operação da linha propriamente dita e dois de reserva.
- Manter um dos veículos de reserva próximo ao Terminal de Transbordo em Corumbá, em local devidamente autorizado.
- Manter regularizado junto à Agepan toda a frota de veículos, atendendo a regulamentação em vigor, especialmente com relação à realização de vistoria a cada seis meses.
- Corrigir, imediatamente, as não conformidades constatadas nos veículos da frota, apontadas pela equipe de fiscalização por ocasião da visita técnica.
- Toda a frota de veículos em operação deverá obedecer a uma padronização visual.
- Sobre a limpeza e conservação dos veículos
- Efetuar limpeza diária de cada veículo, antes do início da operação.
- Efetuar ao menos uma vez por semana uma limpeza geral com produtos adequados à remoção das incrustações de poeira e de minério, principalmente no piso, nas portas e nas plataformas de elevação.
- Sobre a operação da linha
- Cumprir fielmente o esquema operacional da linha, especialmente na execução dos horários e percurso do trajeto.
- Sobre a acessibilidade
- Atender todos os requisitos para a acessibilidade estabelecidos na legislação em vigor, aplicável aos ônibus de características urbanas.
- Manter todos os itens integrantes dos equipamentos de acessibilidade em plena funcionalidade, em especial as plataformas de elevação, que serão limpas e lubrificadas periodicamente, assegurando-se o seu perfeito desempenho.
Também foram determinadas adequações e correções na oficina da empresa, para dar mais agilidade e segurança aos serviços.
Em 15 dias, a Agepan deverá realizar nova visita técnica, para acompanhamento e avaliação das medidas adotadas pela transportadora.