Agepan realiza inspeção e discute com vereadores propostas de melhoria no transporte em Ladário

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, abril 17, 2019 as 14:20 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) apresentou, em Ladário, as principais providências e propostas para melhorar o serviço de transporte intermunicipal prestado à população do município. De imediato, a concessionária da linha Ladário – Corumbá, Viação Canarinho, está corrigindo problemas técnicos da frota e terá que aperfeiçoar a manutenção; a curto prazo, irá elaborar e submeter à Agência uma proposta de adequação do itinerário no perímetro urbano; e a médio prazo, o Estado e a Agepan incluirão no Plano Diretor de Transportes um estudo específico para essa linha.

As definições foram apresentadas pelo diretor de Transportes, Ayrton Rodrigues, em reunião com todos os vereadores do município nesta quarta-feira (17), da qual participaram também os dirigentes da transportadora. Ele detalhou os resultados da inspeção feita na terça-feira (16), que incluiu vistoria técnica na garagem e monitoramento da linha. “Algumas falhas que identificamos na frota já tiveram que ser corrigidas de imediato, e os carros só voltaram a rodar após essa correção, principalmente quanto aos itens que envolvem a segurança”, explicou Rodrigues.  A Agência também determinou a adoção de procedimentos de manutenção preventiva, que serão monitorados. “Identificamos que é preciso aprimorar a gestão da manutenção, para reduzir problemas de quebra, de atrasos, de falta de veículos reserva”, reforçou.

Itinerário

Embora seja uma linha entre municípios, a ligação rodoviária Ladário – Corumbá acabou sendo expandida automaticamente ao longo do tempo e incorporando o serviço de itinerário urbano em Ladário, que não está sob responsabilidade do Estado. O crescimento sem planejamento estendeu a linha de maneira desordenada, de forma que, embora abrangente, não oferece um serviço de qualidade. Esse é outro ponto identificado nas inspeções da agência reguladora e para o qual a empresa vai apresentar uma nova proposta. “A concessionária vai propor e apresentar à Agepan uma adequação de itinerário. Vamos avaliar e submeter ao conhecimento da Câmara antes de implantar”, explicou o diretor aos vereadores.

Entre os problemas do itinerário urbano não planejado que atualmente é operado estão o excesso de pontos em trechos curtos, ou pontos existentes que, na prática, não são acessíveis aos ônibus, pela localização ou condição das vias. Ayrton Rodrigues explicou que, embora não seja competência do Estado (que é o poder concedente apenas do transporte intermunicipal) o serviço no trecho urbano pode continuar até que o Município tenha condição de fazer o atendimento. No entanto, é preciso redimensionar a linha, visando trazer qualidade ao transporte.

Nas próximas semanas, a Agepan também deverá tratar do assunto diretamente com a Prefeitura Municipal, que já vem participando das discussões, para definir encaminhamentos que dependem do Executivo, como o plano de recuperação das vias.

Plano Diretor

Além dessas providências imediatas, o transporte em Ladário vai ser tema de estudo específico dentro do novo Plano Diretor de Transporte Rodoviário de Passageiros de Mato Grosso do Sul. O Governo do Estado já realizou licitação e vai contratar consultoria especializada para a elaboração do plano, com participação da Secretaria de Infraestrutura e Agepan. Especificidades como a da ligação Ladário – Corumbá serão consideradas na definição de como deverá ficar o serviço a partir de então.