Bandeira tarifária indica ao consumidor o custo da geração de energia

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, abril 1, 2015 as 11:36 | Voltar

Campo Grande (MS) - A partir de 2015 as contas de energia trazem uma novidade: o Sistema de Bandeiras Tarifárias.  As bandeiras verde, amarela e vermelha indicam se a energia custará mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade. Neste mês de abril a bandeira é vermelha, o que significa que a geração está mais custosa e, portanto, há acréscimo de R$ 0,055 para cada quilowatt-hora kWh consumido.

Uma série de informações divulgadas pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos – Agepan, em conjunto com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ajuda o consumidor a entender melhor esse sistema.

Saiba mais

O funcionamento do sistema é simples: as cores das bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente.

Existem diferenças entre as bandeiras tarifárias e as tarifas propriamente ditas.

As tarifas representam a maior parte da conta de energia dos consumidores e dão cobertura para os custos envolvidos na geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, além dos encargos setoriais.

As bandeiras tarifárias, por sua vez, refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Dependendo das usinas utilizadas para gerar a energia, esses custos podem ser maiores ou menores. Antes das bandeiras, essas variações de custos só eram repassadas no reajuste seguinte, um ano depois. Com as bandeiras, a conta de energia passa a ser mais transparente e o consumidor tem a informação no momento em que esses custos acontecem. Em resumo: as bandeiras refletem a variação do custo da geração de energia, quando ele acontece.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.