Catesa/DSB participa de reunião do CRO para tratar sobre fluoretação do abastecimento de água

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, outubro 13, 2020 as 10:42 | Voltar

O Conselho reuniu representantes de diversos órgãos estaduais para debater o assunto. Um grupo de trabalho foi formado e irá discutir plano de ações.

Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos - Agepan participou de reunião promovida pela Câmara Técnica de Saúde Pública do Conselho Regional de Odontologia - CRO-MS com representantes de órgãos do Governo Estado para debater sobre a fluoretação da água de abastecimento público. Depois de conhecer e discutir dados de estudo recente sobre o tema, um grupo de trabalho foi formado para dar andamento a um plano de ação.

A reunião aconteceu no dia 30 de setembro, em Campo Grande. Contou com a participação do Coordenador da Câmara Técnica de Saneamento, da Diretoria de Saneamento Básico, Leandro Caldo, junto a representantes da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde, Renata Fernandes; da Vigilância de Meio Ambiente, Gabriela Faria; e do Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica, Karyston Adriel Machado.

O integrante da Câmara Técnica do CRO-MS e professor da UFMS, Rafael Aiello Bomfim, que realizou um estudo sobre a fluoretação em Mato Grosso do Sul durante sua pesquisa Pós-DOC, na Faculdade de Saúde Pública da USP, fez a apresentação de dados do estudo, como a prevalência de cárie em regiões com e sem fluoretação.

O levantamento epidemiológico de Mato Grosso do Sul 2018-19 mostrou que a experiência de cárie (CPO-D) aos 12 anos de idade é maior em cidades que não contam com água fluoretada. Conforme dados fornecidos por órgão oficiais, como o SNIS (Sistema Nacional de Informação Sanitária), no ano de 2019, apenas 19 das 79 cidades de Mato Grosso do Sul contam com a fluoretação da água.

O objetivo de reunião foi buscar meios para que a fluoretação no abastecimento de água seja ampliada no estado. Foi criado um grupo de trabalho com representantes do CRO-MS e representantes dos órgãos do Estado para dar continuidade ao plano de ações.