Com 34 anos de serviço público, Liliam Matos se entusiasma com novos desafios e celebra pequenas conquistas como um marco profissional

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 22, 2024 as 17:35 | Voltar

Com 34 anos de serviço público e 20 de Agência Estadual de Regulação (AGEMS), Liliam Ferreira de Matos é um símbolo de como os profissionais de apoio são importantes no desempenho das atividades finalísticas.

A Agência se tornou o terceiro órgão estadual em que ela trabalhou, e onde vem consolidando a carreira de funcionária a serviço público.

Equipe Catene e Categás (Arquivo AGEMS)

A vida profissional de Liliam é tão ligada à administração estadual, que por onde passou ela vivenciou experiências das mudanças – de nome, de perfil, de enfoque da instituição.

“Fiz concurso para assistente de administração em 1990. Primeiro, fui lotada no Terrasul, que era uma autarquia de regularização fundiária. Depois, junto à antiga Empaer, recebendo o nome de Idaterra, hoje Agraer, onde desempenhei minhas funções no Protocolo e depois no RH.

Na regulação, a servidora passou a integrar o time de Recursos Humanos ainda à época de AGEPAN, agregando conhecimento e agilidade a esse setor que carecia de pessoal.

No começo não tive nenhum desafio maior, porque vim desempenhar um trabalho que já realizava anteriormente. Achei bom porque a agência era pequena e tinha poucos servidores – e com questões que precisavam ser resolvidas na vida funcional.

Mudança de caminho

Vinte anos depois, essa não é mais a realidade. A Agência cresceu, se reposicionou, os processos se modernizaram, e Liliam Matos há 15 anos é apoio fundamental para os analistas na Câmara Técnica de Energia.

Integrando o quadro próprio da carreira como técnica de regulação, ela conta que o fato de trabalhar no setor formado basicamente por homens – engenheiros da área de energia – a faz ficar atenta em manter a área administrativa organizada, zelando pelo ordenamento de arquivos e documentos.

“É que homens são um pouco desorganizados”, diz, com bom humor, não em tom de crítica, mas de orgulho por oferecer o melhor de sua capacidade em favor do time.

Novos desafios, novas conquistas

Com tanto tempo de casa, a servidora está focada nos novos desafios chegaram, com a nova chefia na Diretoria de Gás, Energia e Mineração.  

É claro que mudanças trazem alteração das rotinas a que estamos acostumados. Agora temos um contrato interno para cumprir, capacitação, integração ao projeto AGEMS Perto de Você. O nosso ritmo mudou, acelerou, e estamos nos esforçando para realizar tudo.

A maior exigência chega também com mais estímulo e oportunidade. Situações que para alguns profissionais podem parecer simples, Liliam encara como reconhecimento e valorização.

“Nunca viajei a trabalho pela agência, e agora em abril vou na minha primeira viagem. Isso é um marco”, conta, feliz.

Agora, com a chegada de novas frentes de trabalho estamos tendo que nos aperfeiçoar, estudar e buscar ainda mais informações. Vejo que a AGEMS cresceu bastante, se continuarmos assim logo seremos o suprassumo da excelência.

 

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.