Comitê sobre fluoretação da água integrado pela Agepan inicia planejamento de ações

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 12, 2021 as 08:44 | Voltar

Campo Grande (MS) – Os trabalhos do Comitê de Monitoramento da Fluoretação da Água para o Consumo Humano tiveram início nesta semana, com o planejamento das atividades que serão executadas. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos - Agepan integra o grupo, por meio de profissionais da Diretoria de Saneamento Básico (DSB), e participou dessas primeiras discussões, em reunião virtual no dia 6 de maio. O encontro de abertura serviu para apresentação dos integrantes, sendo representantes da Agepan o coordenador da Câmara Técnica de Saneamento, Leandro Caldo, e o servidor Alisson Peixoto, membro da Câmara.

Criado pela Secretaria de Estado de Saúde, reunindo instituições da área da saúde, de pesquisa, de regulação e fiscalização dos serviços de saneamento e prestadoras desses serviços, o Comitê tem o objetivo de promover e apoiar a implementação de ações voltadas para monitorar e garantir a fluoretação das águas destinadas ao consumo humano em Mato Grosso do Sul.

“As pautas iniciais serão a apresentação da base teórica, com dados de pesquisas realizadas pelas Universidades do Estado sobre o tema, e também a identificação dos problemas e as dificuldades dos prestadores em elevar o índice de fluoretação no Estado”, explica Leandro Caldo. Em discussões anteriores, que definiram planos de ação e culminaram na formação do Comitê, as instituições participantes já se voltavam para pesquisas, como um projeto da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) sobre a prevalência de cárie em regiões com e sem oferta de água fluoretada.

O diretor-presidente da Agepan, Carlos Alberto de Assis, avalia que a participação da autarquia no Comitê é uma importante contribuição para o objetivo de implementar ações em prol da saúde bucal através da expansão da fluoretação. “Da mesma forma, a articulação com as outras entidades pode trazer elementos importantes que vão enriquecer o trabalho da agência na regulação e fiscalização do saneamento básico”, destaca Assis.

Além da Agepan, que fiscaliza o abastecimento de água e de esgotamento sanitário prestado pela Sanesul em 67 municípios, fazem parte do Comitê:

Secretaria de Estado de Saúde – Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica / Gerência da Vigilância da Água para Consumo Humano;

Secretaria de Estado de Saúde – Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária;

Secretaria de Estado de Saúde – Coordenadoria de Ações em Saúde / Gerência de Saúde Bucal;

Secretaria de Estado de Saúde - Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN;

Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul – CRO/MS;

Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande - Coordenadoria Municipal de Vigilância Ambiental de Campo Grande / Laboratório Municipal de Controle da Qualidade da Água;

Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande

Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul – SANESUL;