Consumidor de energia deve cuidar das instalações e garantir acesso da concessionária em sua unidade

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, julho 2, 2015 as 13:07 | Voltar

Campo Grande (MS) – Entre os deveres do consumidor de energia elétrica está o de garantir condições para a adequada instalação de todos os equipamentos de medição de energia e cuidar dessas instalações. Cada consumidor é responsável pelos equipamentos em sua residência.

Desde o momento em que vai receber a ligação de energia elétrica em sua unidade, o consumidor precisa estar atento a procedimentos que ajudarão a garantir a qualidade do serviço e o bom relacionamento com a concessionária.

Saiba mais

O consumidor precisa instalar em local adequado e de fácil acesso os dispositivos necessários para a colocação do medidor e equipamentos de proteção.

Os equipamentos de medição pertencem à distribuidora, então, é dever do consumidor manter sob sua guarda, na condição de depositário fiel e gratuito esse material.

Fique atento: as instalações elétricas internas da unidade consumidora que estiverem em desacordo com as normas deverão ser reformadas ou substituídas

E mais

Para a correta instalação e fornecimento da energia com segurança, o consumidor precisa declarar toda a carga elétrica que será utilizada na unidade consumidora.

Deve também informar à distribuidora a atividade que será desenvolvida no local. A execução de atividade para qual a instalação elétrica não está preparada pode causar danos e comprometer a segurança.

Se o uso do imóvel for alterado, por exemplo, de residencial para comercial (ou industrial) é preciso comunicar a empresa e consultá-la quando o aumento de carga instalada da unidade exigir a elevação da potência disponibilizada.

Além de responder pela guarda e integridade dos equipamentos de medição que estão no interior de sua propriedade, é preciso que o acesso, aos empregados e representantes da distribuidora, esteja livre para a realização de leitura e de inspeções (quando necessárias). O medidor, popularmente chamado “relógio”, não pode ficar inacessível.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.