Consumo de energia: Fique de olho no Selo Procel e na Etiqueta de Eficiência dos equipamentos

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, maio 28, 2015 as 12:40 | Voltar

Campo Grande (MS) - Você já ouviu falar no Selo Procel de Economia de Energia e na Etiqueta de eficiência energética do Inmetro? Eles são importantes aliados no momento de escolher um novo equipamento elétrico.

Antes de comprar uma nova geladeira, por exemplo, verifique se o equipamento tem a etiqueta de faixas coloridas que indica o consumo de energia e do Procel e escolha aquele que consome menos. A dica vale para muitos outros aparelhos, como ar condicionado, lavadoras, secadoras, e até mesmo para as lâmpadas.

O Selo faz parte do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel – coordenado pela Eletrobrás. A Etiqueta é produto do Programa Brasileiro de Etiquetagem, do Inmetro.

O "sistema" Etiqueta + Selo funciona de forma integrada.

Pelo programa do Inmetro, os produtos são ensaiados em laboratórios e recebem etiquetas com faixas coloridas que os diferenciam. No caso da eficiência energética, a classificação vai da mais eficiente (A) à menos eficiente (de C até G, dependendo do produto), onde se entende que os mais eficientes utilizam melhor a energia, têm menor impacto ambiental e custam menos para funcionar, pesando menos no bolso.

Os produtos etiquetados que apresentam o melhor desempenho energético em sua categoria podem também receber um selo de eficiência energética. Isto significa que estes produtos foram premiados como os melhores em termos de consumo específico de energia. Para os equipamentos elétricos domésticos etiquetados é concedido anualmente o Selo Procel, que tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia elétrica.

Compare

Um ótimo lugar para comparar o consumo entre os principais modelos vendidos no mercado é a tabela do Inmetro, disponível no site do Instituto.

Acesse http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.