Campo Grande (MS) – Cada consumidor pode tornar mais eficiente o uso da energia elétrica tomando medidas simples, que ajudam a gastar menos e, em consequência, reduzir o impacto na conta. O refrigerador, se mal utilizado, pode ser um vilão do consumo. Algumas dicas simples ajudam a fazer o uso correto, gastando só o essencial de energia elétrica.
Evite deixar a geladeira aberta por muito tempo
O equipamento aberto desnecessariamente deixa escapar o ar que está sendo refrigerado, o que significa desperdício de energia. Feche rapidamente assim que pegar o que deseja.
Evite abrir várias vezes
Outra forma de racionalizar o uso do equipamento é se programar para pegar de uma vez tudo o que precisa naquele momento. Não desperdice energia abrindo e fechando a geladeira seguidamente.
Mantenha em boas condições a borracha de vedação
A borracha da porta da geladeira tem uma função importante, que é a de vedar a saída do ar frio, e deve estar em condições adequadas. Observe se não há rasgos, se está encaixando corretamente ao fechar, e não deixando escapar o ar refrigerado e ‘jogando fora’ sua energia.
Não forre as prateleiras
As prateleiras dispostas como indicado pelo fabricante permitem a circulação e absorção do ar frio de forma a aproveitar corretamente a refrigeração em todo o aparelho. Alguns consumidores têm o hábito de forrar as prateleiras, uma ideia que pode parecer decorativa, mas é um perigoso instrumento para o aumentar o consumo de energia elétrica.
Não coloque comida quente
Evite guardar alimentos ainda quentes. O produto em temperatura alta exigirá mais do refrigerador.
Prefira equipamento com Selo Procel
O cuidado pode começar já na compra da geladeira: prefira as que vêm com o Selo Procel de economia de energia, uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos. Essa é uma dica que vale para todos os eletrodomésticos.
Criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, o selo indica que os equipamentos foram submetidos a ensaios em laboratórios e atingiram os índices indicados de consumo para obter a certificação. O selo traz as letras de A a G, apontando o nível de eficiência no consumo de energia. O “A” é o mais econômico.