Diretora de Saneamento participa de evento da ABES-RS sobre Redução de Perda de Água

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, dezembro 16, 2020 as 16:30 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Diretora de Saneamento Básico, Marilúcia Sandim, participou de debate promovido pela Seção Rio Grande do Sul da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Com o tema A Modelagem Hidráulica na Redução de Perda de Água, o evento reuniu cinco especialistas e teve a moderação do engenheiro da Corsan, vice-presidente da ABES-RS e coordenador do Programa de Gestão de Perdas e Sustentabilidade, Ricardo Röver Machado.

O encontro técnico, voltado a profissionais do setor,  foi realizado no formato on line, com as participações de Mário Augusto Bággio, especialista em engenharia hidráulica e sócio da empresas HWater Solutions e WaterDB Education Solutions; Paulo Rogério Palo, mestre em hidráulica, engenheiro na Divisão de Controle de Perdas na Sabesp; e Guilherme Violato Girol, sócio fundador da empresa Sanova – Soluções para Gestão da Água.

Em torno de 80 participantes assistiram à live.

Marilúcia Sandim, engenheira civil e Doutora em Tecnologias Ambientais, falou sobre Simulação Hidráulica e seu reflexo para a gestão dos custos de aquisição ou manutenção de um sistema. A exposição mostrou como a simulação hidráulica, que é realizada com as ferramentas de tecnologia próprias, pode trazer benefícios para as definições estratégicas de curto, médio ou longo prazos. “Da para trabalhar bastante com as informações quando se tem uma ferramenta calibrada, uma 'fotografia' atualizada do que a gente tem naquele momento no sistema”, citou.

Em termos de custos de aquisição (o que se chama Capex, na linguagem empresarial), a simulação hidráulica impacta positivamente em ações que envolvam eficiência energética, planejamento dos investimentos, orçamentos anuais, aferição de projetos em andamento, verificação de viabilidade de projetos que estão para ser contratados, conhecimento do limite do sistema.

Em termos de custos operacionais (Opex) a simulação hidráulica também aponta para vários pontos que estão interligados, como os que envolvem a produção, e que podem ser otimizados.

“Então, a simulação hidráulica é um quebra-cabeça, que no início parece muito complicado. Mas assim que começa a trabalhar com a ferramenta, você já vai colhendo os frutos”, resumiu Marilúcia Sandim.

Publicado por: Gizele Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.