DRE apresenta noções básicas de Regulação a acadêmicos de Ciências Contábeis

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 6, 2015 as 12:18 | Voltar

Campo Grande (MS) - Em comemoração ao Dia do Contabilista – 25 de abril – a Agepan apresentou aos acadêmicos de Ciências Contábeis da UFMS noções básicas sobre Regulação. Realizada pelo Diretor de Regulação Econômica da Agência, Valter Almeida da Silva, e a analista de regulação e coordenadora da Gerência de Regulação Econômico e Tarifária, Iara Marchioretto, a apresentação teve a participação de 70 estudantes universitários.

O público jovem interagiu com os expositores e demonstrou compreender o papel da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul, criada em 2001 e responsável pela fiscalização técnica e comercial, registro e tratamento das reclamações dos usuários, revisões e reajustes das tarifas dos serviços públicos de Saneamento, Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros e Gás Canalizado.

A exposição feita pelo Diretor Valter Almeida da Silva proporcionou aos acadêmicos o conhecimento sobre a atuação e o papel da agência, sua importância em relação aos serviços de interesse público, infraestrutura e desenvolvimento econômico e social.

Em seguida, coordenadora da GEREG falou sobre a relação entre a contabilidade e a regulação econômica - o perfil profissional do regulador, os conhecimentos e habilidades necessários para o desenvolvimento das atividades de auditorias, fiscalizações e autuações, composição e formação das tarifas e a função social da modicidade tarifária no ambiente econômico e dos negócios.

Aprendizado e questionamentos

No detalhamento sobre como funciona a atividade, os acadêmicos souberam que a contabilidade regulatória é uma forma de padronizar os dados provenientes dos atos administrativos que geram os fatos contábeis e que diante de um universo onde diversas empresas apresentam seus números é preciso que exista um mecanismo que assegure a tempestividade e a comparabilidade das informações contábeis; caso isso não ocorra, surge o fenômeno da “assimetria da informação”. O grupo também questionou sobre a interferência política na regulação e recebeu o esclarecimento de que diante de normativos perenes e construídos de modo transparente fica muito difícil existir qualquer ingerência.

Os universitários foram convidados a ter mais participação nas audiências e consultas públicas, por serem formadores de opinião e estarem entre os mais interessados na condução de um processo justo e democrático.

As palestras foram realizadas no dia 27 de abril, no período noturno, na Escola de Administração e Negócios da UFMS, a convite do coordenador do curso, o Prof. Dr. Emanoel Marcos Lima, e contou com a presença do ex-presidente do CRC/MS e atual Conselheiro da Câmara de Registro, Carlos Rubens de Oliveira, e dos professores do curso de Ciências Contábeis.