AGEMS visita empresas especialistas em logística reversa no tratamento de resíduos de eletroeletrônicos e construção civil na Suíça

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, março 31, 2023 as 10:12 | Voltar

Como única Agência Reguladora estadual do país a participar da primeira feira mundial de ecotecnologias em Zurique, na Suíça, a AGEMS tem desbravado o campo da sustentabilidade e do tratamento dos resíduos sólidos para trazer inovação e novas ideias para Mato Grosso do Sul.

A Agência segue participando do 1º International Benchmarking Solid Waste Switzerland, evento mundial que traz experiências bem-sucedidas, os avanços, processos e soluções ambientais suíças com foco no saneamento, na gestão, tratamento e valorização dos resíduos sólidos.

“A AGEMS tem investido em novas tecnologias e no conhecimento para elevar a qualidade de vida dos nossos cidadãos sul-mato-grossenses através da sustentabilidade”, ressalta o diretor-presidente da autarquia, Carlos Alberto de Assis.

Novas tecnologias
Nesta quinta-feira (29), a diretora de saneamento básico e resíduos sólidos da agência reguladora sul-mato-grossense, Iara Marchioretto, esteve em visita programada em duas empresas, uma que trabalha com resíduos de eletroeletrônicos e a outra com resíduos da construção civil, porém ambas, usam da tecnologia para a logística reversa, onde o componente que era apenas lixo, se torna matéria prima, gerando a economia circular.

“Aprendemos muito aqui na Suíça e com certeza esse intercâmbio de informações e conhecimento nos dará novas ideias com foco na sustentabilidade”, afirma a diretora Iara.

Processo
Na separação – os componentes internos dos eletrônicos são picados e queimados a mil graus transformando tudo em cinzas. Depois desse processo, tudo é resfriado e é retirado o alumínio. No processo de queima, é absorvido 80% do alumínio, os outros 20% são perdidos devido a partículas muito pequenas.

As cinzas que não serviram no processo de incineração de uma cimenteira são levadas a outra empresa que trabalham nessas micropartículas que contém prata, cobre, ouro e alumínio. Isso é vendido por toneladas, cada tonelada contém a quantidade de 1kg de prata e 20 gramas de ouro ou outros superprodutos.

É justamente nessa cadeia produtiva que ocorre a economia circular- que é quando o alumínio volta como matéria prima na indústria. Todos os tipos de partículas são separados em alumínios ferrosos e não ferrosos.

Construção Civil
Em outro segmento, a AGEMS visitou uma empresa de RCC- Resíduos da Construção Civil. São recolhidos os restos de obras, madeiras, cimentos, concretos, tijolos e tudo é separado com auxílio de robótica.

E depois as pedras são trituradas e transformadas em britas. (Pedras de vários tamanhos) e usadas de volta no asfalto, nas calçadas, e construções em geral.

Contudo, o resíduo é um recurso, mesmo sendo sobra pode ser matéria-prima de outro produto a ser desenvolvido, isso gera também a economia circular e a sustentabilidade.

Publicado por: Bruna Aquino

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.