Campo Grande (MS) – O descumprimento da medida preventiva de saúde sobre limite de passageiros nos veículos levou a fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) a reter um micro-ônibus e determinar a substituição para seguir viagem. O carro foi retido durante operação no terminal rodoviário de Dourados, na sexta-feira (6/6), quando se preparava para a saída da linha com destino a Douradina, distante cerca de 40 quilômetros.
O veículo levava um total de 27 passageiros, sendo que seis deles viajavam em pé. Já irregular em condições normais, a lotação contraria orientações indicadas pela Agência como medida preventiva de contaminação do novo coronavírus. Para manter o distanciamento social adequado à segurança dos passageiros, o veículo só poderia transportar 11 pessoas.
A fiscalização determinou que a empresa Maranata Transportes substituísse o micro-ônibus por um veículo com capacidade maior para que a viagem prosseguisse.
Fiscalização
Retomadas a partir de 7 de maio, as fiscalizações volantes foram intensificadas, com ênfase no combate ao transporte clandestino e à verificação do cumprimento dos procedimentos que tratam do controle da disseminação do novo coronavírus pelos transportadores legalizados. Concessionárias e autônomos do sistema só podem rodar se seguirem os protocolos orientados pelas autoridades de saúde, entre eles o de restringir a quantidade de pessoas no veículo à metade da capacidade, para evitar aglomeração.